logo

Projeto de inclusão social chega às comunidades de baixa renda

14/07/2010 11:32:59 - Jornalista: Equipe Secom

A Coordenação de Projetos do Movimento da Diversidade Social (MDS) faz parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social – Coordenação Técnica dos Cras (Centro de Referência a Assistência Social), para a execução do Projeto de Inclusão Social “Educação para a Cidadania nas comunidades.”

A reunião aconteceu, na terça-feira (13), às 14h, na sede do MDS, com a participação da diretoria da instituição, da coordenadora Pedagógica do MDS, Marjorie Valletta Luz, da assistente social Clarissa Grijó;, da Secretaria Municipal de Assistência Social, a coordenadora Técnica do CRAS, Patrícia Lilian da S. Mendonça e assistentes sociais: Katia Ladeira, Luciana Cruz Sant’Ana e Angela Lúcia Batista do Cras do Parque Aeroporto e do Cras Nova Holanda, Maria Regina Manhães.

O Projeto “Piloto” do MDS inicialmente atenderá às comunidades dos bairros assistidos pelo Cras da Nova Holanda, com cursos de qualificação nas áreas de: auxiliar técnico de Empreendedorismo, técnicas de atendimento e vendas e operador de telemarketing. No Cras do Parque Aeroporto, os cursos de: auxiliar técnico de Administração, técnicas de atendimento e vendas, operador de telemarketing, inglês e informática (iniciante, básico e avançado). A meta do MDS é atender em curto espaço de tempo todos os 13 bairros de baixa-renda, assistidos pelo MDS.

Este trabalho será assistido pelos profissionais de Serviço Social do MDS e dos referidos Cras e, além dos cursos profissionalizantes, serão ministradas palestras de Prevenção das DST/Aids e doenças oportunistas, Planejamento Familiar, Gravidez na Adolescência, Sexualidade, Auto-estima, Direitos Humanos, Cidadania, entre outras.

A idade mínima para inscrição nos cursos é de 14 anos e as inscrições já estão abertas. As pessoas interessadas devem procurar os referidos Cras para a garantia de vaga.

Para a presidente do MDS, Fernanda Machado, este projeto visa promover à construção da cidadania, dos direitos humanos e a valorização dos cidadãos em condições de vulnerabilidade, em áreas de baixa-renda, visando assim sua inclusão social.