O projeto de Introdução à língua inglesa no 1º seguimento do ensino fundamental, criado pela vice-prefeita Marilena Garcia, realizou durante a primeira semana de novembro comemorações de Haloween em quatro escolas da rede de ensino de Macaé. Os festejos aconteceram nas escolas Coquinho, Jacyra Duval, Eraldo Mussi e Zelita Rocha e envolveram cerca de 200 alunos.
Segundo a coordenadora de Língua Inglesa, Liliane de Oliveira da Fonseca, o objetivo foi desmistificar Halloween no Brasil, apresentando aos alunos a sua origem e história, através de atividades orais e artísticas como a confecção de materiais e fantasias relacionadas, decoração das salas de aula e o desenvolvimento do vocabulário através dessas atividades. “Com isso, o curso promove a integração, o conhecimento e a pluralidade entre as culturas”, explicou.
De acordo com a professora Márcia dos Santos, a receptividade das crianças foi muito boa, chamou atenção até de crianças que não participam do projeto. “O ponto mais trabalhado para mim foi o vocabulário, como as cores, a abóbora que faz parte da cultura do Halloween”, destacou a professora.
Já a professora Vivian Simões Damasceno, do Colégio Jacyra Duval, trabalhou com os alunos a confecção de abóboras, ícone do Halooween, utilizando material reciclado, abordando também a questão ambiental e artística. “Para você trabalhar uma língua, temos que trabalhar a cultura do país em que ela é falada. Eles gostaram muito, quiseram fazer duas faces nas abóboras, foi muito divertido”, contou.
Implementado neste ano, o curso de Introdução à língua inglesa no 1º seguimento do ensino fundamental já beneficia 455 alunos em seis escolas da região. De acordo com a vice-prefeita Marilena Garcia, o objetivo do projeto é oportunizar aos estudantes do primeiro seguimento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Macaé a introdução da língua inglesa através de atividades lúdicas e criativas, bem como preparar o aluno para ingressar no sexto ano de escolaridade e no Centro de Macaé de Idiomas (CMI) familiarizado com a segunda língua.
- A língua inglesa tem ocupado um papel de destaque no cenário mundial. É o idioma da divulgação do conhecimento científico, da internet e língua franca das instituições internacionais. É a língua da globalização. Por isso, acredito que essa introdução da aprendizagem de língua inglesa na educação infantil é essencial, sobretudo em Macaé por ser uma cidade que abriga muitas empresas multinacionais e possui grande potencial turístico, explicou.
O projeto usa metodologia comunicativa desenvolvendo a compreensão e conversação através de situações do dia a dia, músicas, culinária, jogos educativos, texto de vários gêneros textuais, além de dramatização com fantoches e peças de teatro.