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Projeto de introdução à língua inglesa já beneficia 455 alunos do ensino fundamental

02/09/2010 10:33:21 - Jornalista: Clinton Davisson

O projeto de Introdução à língua inglesa no 1º seguimento do ensino fundamental, implantado no governo Riverton Muss, já está beneficiando 455 alunos em seis escolas da rede municipal de ensino. O curso oferece o ensino de língua inglesa para alunos da educação infantil até o quinto ano. Segundo a coordenadora de língua inglesa, Liliane Fonseca, trata-se de uma atividade extra, não faz parte da carga horária de uma hora, duas vezes por semana, com turmas de no máximo 20 alunos.

- Pela lei é obrigatório nas escolas públicas o ensino de língua estrangeira somente após o segundo seguimento que representa do sexto ao nono ano. Mas devido a uma iniciativa da secretária municipal de Educação, Marilena Garcia, nós estamos conseguindo estender esse benefício a alunos do primeiro seguimento em Macaé, explica Liliane.

O curso foi Implementado, neste ano, e já beneficia alunos em seis escolas da região. De acordo com Marilena Garcia, o objetivo do projeto é oportunizar aos estudantes do primeiro seguimento do ensino fundamental da rede municipal à introdução da língua inglesa, através de atividades lúdicas e criativas, bem como preparar o aluno para ingressar no sexto ano de escolaridade e no Centro de Macaé de Idiomas (CMI) familiarizado com a segunda língua.

- A língua inglesa tem ocupado um papel de destaque no cenário mundial. É o idioma da divulgação do conhecimento científico, da internet e língua franca das instituições internacionais. É a língua da globalização. Por isso, acredito que essa introdução da aprendizagem de língua inglesa na educação infantil é essencial, sobretudo, em Macaé, por ser uma cidade que abriga muitas empresas multinacionais e possui grande potencial turístico, explica a secretária.

O projeto usa metodologia comunicativa desenvolvendo a compreensão e conversação através de situações do dia-a-dia, músicas, culinária, jogos educativos, texto de vários gêneros textuais, além de dramatização com fantoches e peças de teatro.
Seis escolas já recebem o projeto, a primeira foi a Escola Jacira Tavares Duval, no Novo Cavaleiros, seguida das escolas, Jofre Frosar, na Aroeira; Coquinho, na Praia Campista; Eraldo Mussi, nas Malvinas; Darci Ribeiro, Nova Holanda e Zelita Rocha, no Aeroporto que começa suas atividades neste mês de setembro.