Foto: Maurício Porão
'Jovem Alerta' irá capacitar 200 jovens que estejam inseridos em programas sociais
Visando contribuir para a inserção dos jovens no mundo do trabalho, aumentando a geração de renda das famílias e ao mesmo tempo colaborar com a construção de uma visão mais ampla, cidadã e crítica frente ao contexto onde eles estão inseridos, a Prefeitura de Macaé, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), iniciou, na quarta-feira (25), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Botafogo, o Projeto Jovem Alerta.
O projeto, que em 2015 irá capacitar 200 jovens que estejam inseridos em programas da secretaria de Desenvolvimento Social, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) executado nos CRAS, tem como público alvo adolescentes e jovens com faixa etária de 14 a 24 anos, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ou alunos que estejam cursando o Ensino Médio.
O primeiro encontro tratou do fortalecimento dos vínculos familiares com as mães dos jovens e foi aberto pela coordenadora do Cras Botafogo, a psicóloga Daniela Siqueira, que exaltou a oportunidade dada aos jovens moradores da área periférica e informou sobre os serviços que são oferecidos naquele órgão. Sendo seguida pela explanadora do Ciee, a também psicóloga Cynthia Vicente, que apresentou a importância do projeto, sensibilizando os participantes quanto aos temas abordados durante o curso.
- Durante nove meses trabalharemos temáticas que respeitam as etapas da vida dos jovens. O intuito é despertar o interesse dos mesmos sobre os temas voltados para o universo juvenil, direitos humanos e o mundo do trabalho -, explicou Cynthia.
Temas - Entre os temas abordados com os jovens estão “Gravidez na adolescência”, “Refletindo sobre drogas”, “Motivação”, “Inteligência emocional”, “Entrevista de emprego e dinâmica de grupo”, “Juventude e trabalho” e “Como fazer um currículo atraente/Postura profissional”. No final de cada curso será feito um cadastro dos jovens, com preenchimento de fichas e inserção no banco de dados do Ciee para os programas Aprendiz Legal e estágio. Além disso, o recebimento do certificado será feito para quem frequentar 75% do curso.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Andrea Meirelles, a capacitação oferecida nos Cras possibilita aos jovens sua autonomia individual, familiar e social, além do enfrentamento no mercado de trabalho. “A parceria com o Ciee contribui para que 200 jovens se preparem para o mercado de trabalho e no futuro contribuam com o desenvolvimento socioeconômico da cidade. É interessante que se qualifiquem e mantenham seus estudos, entendendo a importância da educação em suas vidas”, pontuou.
Cronograma – O programa Jovem Alerta, que começou no Cras Botafogo, irá até o dia 20 de maio, sempre às quartas-feiras. No Cras da Barra e da Nova Esperança, será entre os dias 20 de maio a 15 de junho; no Cras da Serra, no período de dois de agosto a 23 de setembro e no Cras do Parque Aeroporto, de 20 de setembro a 26 de novembro.