Projeto Descomplique reforça aprendizagem nas unidades de ensino

01/06/2023 14:23:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino médio recebem reforço de conteúdos a partir deste mês de junho

Com a proposta de reforçar a aprendizagem, a Secretaria Adjunta de Educação Básica iniciará o projeto Descomplique. A iniciativa começa este mês nas unidades de Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e de Ensino Médio. As ações visam estratégias de reforço de conteúdos essenciais aos estudantes da rede pública municipal de ensino que irão realizar a prova do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Básica entre os meses de outubro e novembro.

De acordo com a superintendente de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, Odilaine Fernandes, o projeto é uma ação que surge diante da necessidade de redirecionar as atividades pedagógicas, visando subsidiar as novas formas de organizações educacionais estabelecidas pela Secretaria de Educação, na recomposição de aprendizagem.


"Cada equipe gestora realizará a sua organização para aplicação do projeto Descomplique, considerando a diversidade e a realidade de cada unidade escolar. Além da prova Saeb, o reforço da aprendizagem estará contribuindo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb", acrescentou Odilaine.


Durante o Descomplique, os professores de Língua Portuguesa e Matemática utilizarão o primeiro caderno de questões durante todo o mês de junho. Já o segundo caderno será utilizado em julho.


"No período de 7 a 11 de agosto, faremos o primeiro simulado em rede. O segundo acontecerá de 16 a 20 de outubro. A cada mês um caderno de questões será ofertado aos professores para estarmos preparados para o Saeb será aplicado no período de 23 de outubro a 3 de novembro", frisa Odilaine.


Em Macaé, participarão do Sistema de Avaliação da Educação Básica, iniciativa do Governo Federal, cerca de 5.640 alunos divididos entre o 5º ano, 9º ano (Ensino Fundamental) e 3º ano do Ensino Médio da rede pública municipal de ensino.