Uma aula diferente. Essa foi a proposta da coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, através do projeto Educando na Cidadania, que prevê três encontros e uma oficina temática com alunos da rede municipal, estadual, privada e estudantes do Programa Jovem Aprendiz. O primeiro encontro aconteceu na tarde desta sexta-feira (dia 11), no auditório da Funemac. Além de estarem fora da sala de aula, os alunos encontraram também uma forma diferente na abordagem dos temas.
No primeiro encontro, que contou com a participação de aproximadamente 300 estudantes, bate papo descontraído e dinâmicas foram as ferramentas utilizadas pela professora universitária e psicóloga, Luciene Lacerda, para falar de sexualidade. E a primeira pergunta foi: “Já sei Namorar?”. Dentro deste contexto, a palestrante enfocou o aprendizado contínuo que é namorar, um dos pontos da sexualidade.
Segundo ela, o assunto, em certos momentos, mais do que pessoal ou coletivo, é político. “A forma de namorar hoje é bem diferente de tempos atrás, quando a mulher era limitada em algumas de suas ações e escolhas”, lembrou professora.
Num link com o tema, a professora enfocou a importância do conhecimento do próprio corpo. De acordo com Luciene, há muito desconhecimento sobre isso. “Em visita a uma escola no Rio de Janeiro, contatei que muitas meninas sabiam ter relação sexual mas, desconheciam os motivos que por que mestruavam”, contou.
Para desvendar algumas dúvidas, a professora apresentou transparências sobre o corpo humano e o seu funcionamento. Ao final do encontro, cada aluno respondeu a uma avaliação do primeiro encontro e receberam um preservativo, a forma mais consciente de saber namorar.
Os encontros com os alunos prosseguem no dia 15 com o tema “Cidadania, ética e participação política. No próximo dia 17, eles voltam a se reunir para debater a “Exclusão social, drogas e violência”. Ao final dos encontros será realizada uma oficina temática. A primeira etapa do projeto Educando na Cidadania foi realizada com os professores, que voltam a se reunir com os alunos num terceiro momento.
Sob a responsabilidade do Programa Macaé Cidadão, o projeto Educando na Cidadania conta com a parceria da secretaria municipal de Educação.