O projeto Educação e Esporte na Praça promete agitar a Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé com várias atividades culturais, artísticas e esportivas. Esta edição do projeto, que acontece na quarta-feira (23) das 18h às 22h, homenageia o mês da mulher.
O evento é uma realização da prefeitura, através do Gabinete da vice-prefeita, em parceria com a Secretaria de Educação, Fundação de Esporte e Turismo, Fazendo e Aprendendo Escola de Qualificação e Centro de Qualificação Tecnológica Profissional (CETEP).
- Desde junho do ano passado, o projeto, que tem por objetivo voltar a valorizar o espaço de convivência que é a praça, acontece uma vez por mês. E em março ele será ainda mais especial por se tratar do mês da mulher. Além disso, esta será a última edição mensal, já que a partir de abril o evento será realizado de 15 em 15 dias – adiantou Liziane Braga, uma das coordenadoras do projeto.
Entre as atrações do Educação e Esporte na Praça, está a apresentação da boneca “Miss Mulher da Paz”, que foi lançada há um mês e fez parte do Bloco Boneca das Mulheres da Paz, que se apresentou durante todas às quintas-feiras até o dia oito de março, quando se comemorou o Dia Internacional da Mulher.
O público presente ainda poderá assistir às apresentações do grupo de Capoeira e de Hip Hop do Programa Art Luz, do Balé e da Dança do Ventre da Oficina de Dança Centro Cultura Sobradinho, da prefeitura de Quissamã. Além disso, será exibido um curta metragem que resgata a história de grandes mulheres macaenses, que conta, inclusive, a história de vida de mulheres da Barra de Macaé. No filme, a vice prefeita Marilena Garcia também dá seu depoimento como moradora do bairro.
Dentro do projeto também será realizada a feira “Fazendo e Aprendendo”, que reúne artesãos locais e alunos da Escola de Qualificação para o Trabalho, dentro da proposta de integração, fomento cultural e educacional. Idealizado pela vice-prefeita, Marilena Garcia, o projeto tem como objetivo fomentar a integração entre a escola e a comunidade.
O Educação e Esporte na Praça ainda contará com as participações especiais da vice presidência do Acervo e Patrimônio da Fundação Macaé de Cultura, da subsecretaria municipal de Política para as Mulheres, de representantes do Programa Art Luz, das Mulheres da Paz, da União Nacional Solidária no Combate ao Câncer de Mama de Macaé (UNAMAMA) e da maratonista Maria Aparecida Pinto Botelho de Mello. Serão abordados também temas como a prevenção contra o câncer de mama e a lei Maria da Penha, dentre outros.
O projeto “Educação e Esporte na Praça” conta com o apoio das secretarias de Ambiente, Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Agricultura e Abastecimento, além da Empresa Municipal de Obras e Iluminação Pública (EMOPI).