logo

Projeto Educação e Esporte na Praça é sucesso no feriadão

27/06/2011 16:05:54 - Jornalista: Carlos Fernandes

Na semana em que foi comemorado o feriadão de Corpus Christi e São João, a Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé, recebeu mais uma edição do projeto Educação e Esporte na Praça, na quarta-feira (22). A feira recebeu um bom público, que comprou produtos artesanais diversos, além de experimentar pratos variados antes de aproveitar os dias de folga do final de semana prolongado.


Idealizado pela vice-prefeita, Marilena Garcia, o projeto tem como objetivo resgatar a cultura do artesanato e fomentar a integração entre a escola e a comunidade. O Projeto Educação e Esporte na Praça, que antes acontecia mensalmente, agora ocorre com a nova formatação, a cada quinze dias.

- Estamos mantendo uma quarta-feira sim e uma não, e mesmo com o feriado o movimento não cai. Temos artesãs de vários bairros, que trabalham com reciclagem, pintura, fuxico, fibras, além da parte gastronômica. Queremos manter esse padrão para poder dar continuidade ao projeto de maneira que, especialmente no verão, o público se faça cada vez mais presente – disse a coordenadora adjunta da feira, Alexia Matiel.

De acordo com ela, o projeto, que conta com a participação da Escola de Qualificação, está recebendo elogios da comunidade. Através do trabalho manual minucioso das artesãs do projeto Educação e Esporte na Praça, diversos materiais ganham novas formas com detalhes precisos. É o caso da renda turca, realizada pela artesã e instrutora da Escola de Qualificação, Lúcia Machado.

- A renda turca é um dos trabalhos mais antigos que existem. Antes, era feito com fibra de bananeira e cipó, por exemplo, com uma agulha de madeira. Este trabalho é bastante raro, só é realizado em locais como Bauru-SP e no estado de Minas Gerais. A procura para aprender na Escola de Qualificação é muito grande. O público também fica encantado com esse trabalho.

No entanto, além das alunas e instrutoras da Escola de Qualificação, o projeto Educação e Esporte na Praça oferece a oportunidade de outras profissionais participarem da feira. Prova disso é que algumas moradoras da Barra também já colhem os frutos da realização do evento na Praça Mirante dos Navegantes.

- Trabalho com uma sócia e estávamos procurando uma feira para expor nossos produtos. Como sou moradora da Barra, vi no projeto essa oportunidade. Fazemos trabalho de decupagem em latas, em vidro e também em caixas. Além disso, trabalhamos com fuxico, pintura à mão, além do artesanato em EVA – disse a artesã Mara Cristina de Souza Marinho.

A próxima edição do projeto Educação e Esporte na Praça acontecerá no dia 6 de julho, no mesmo local e horário: das 17h às 21h, na Praça Mirante dos Navegantes, na Barra de Macaé.