Foto: Ana Chaffin
Programa tem como objetivo despertar nas crianças a necessidade da preservação do meio ambiente através da reciclagem
A prefeitura de Macaé, através do projeto Educando na Cidadania, implantou nesta quarta-feira (25) lixeiras para a coleta seletiva de lixo no Colégio Estadual Municipalizado Polivalente, na Costa do Sol. O programa tem como objetivo despertar nas crianças a necessidade da preservação do meio ambiente através da reciclagem.
O Educando na Cidadania é promovido pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, em parceria com as secretarias municipais de Educação, Ambiente e Limpeza Pública. O projeto foi criado em 2005, a pedido dos professores e com apoio dos alunos e da comunidade escolar, para discutir questões de cidadania no ambiente escolar. Este ano o tema é “Reciclagem na escola: lixo ou recurso?”.
O professor Júlio César Boldrini, coordenador do programa Macaé Cidadão, explica que a Secretaria de Limpeza Pública (Selimp) ajudará no recolhimento, na destinação e encaminhamento do material reciclável para as cooperativas. “A idéia é que num futuro muito próximo as escolas possam vender seus resíduos, transformando-os em recursos para elas mesmas.”
Para a professora de Ciências, Denise Motta o principal mérito do programa é estender a conscientização para além dos muros da escola.
- Toda a comunidade escolar está mobilizada para o sucesso deste projeto. Professores de diversas turmas estão trabalhando na conscientização das crianças. A intenção é que elas sejam propagadoras desta idéia, mudando suas atitudes e também as da família, comentou.
É o que acontece na casa da estudante Aline Marques, aluna do 6º ano do Ensino Fundamental. Segundo ela, a atitude de todos em casa mudou após a participação da escola no projeto.
- Agora todos nós sabemos a importância da reciclagem para o meio ambiente. Cada vez que nós reciclamos protegemos o meio ambiente e garantimos o nosso futuro, de nossos filhos e netos, conclui a aluna.