O projeto “Imagens em Movimento”, da Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé, traz nesta quinta-feira o filme “Sonhos”, do mestre do cinema japonês Akira Kurosawa. Com entrada franca, o filme será exibido às 19h, no Solar dos Mellos. Logo depois, será realizado debate com o musicoterapeuta Paulo de Tarso.
Serão exibidos dois dos oito episódios do filme, com o tema “Sonhos: desejos e valores”. No primeiro episódio, "A Raposa", uma criança é avisada pela mãe que não deveria ir à floresta quando há chuva e sol, pois é a época do acasalamento das raposas, que não gostam de serem observadas. Mas o menino desobedece os conselhos e observa as raposas, atrás de uma árvore. Ao retornar para casa sua mãe não o deixa entrar e lhe entrega um punhal, dizendo que como ele havia contrariado a raposa ele deveria se matar, mas ela sugere algo que pode remediar a situação.
Na segunda história, "Povoado dos Moinhos", um viajante chega à um lugarejo conhecido por muitos como Povoado dos Moinhos. Lá não há energia elétrica e tampouco urbanização. Um idoso, ao ser indagado, relata que os inventos tornam as pessoas infelizes e que o importante para se ter uma boa vida é ser puro e ter água limpa.