logo

Projeto Imagens em Movimento volta nesta quinta-feira

20/09/2006 11:08:50 - Jornalista: Simone Noronha

O projeto Imagens em Movimento, da Secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé, acontece mais uma vez nesta quinta-feira (21), no Solar dos Mellos, às 19h. Desta vez, o filme em debate é o canadense “Invasões Bárbaras”. Após o filme, será realizado debate com o tema “Valores Contemporâneos”, com a psicóloga Julia Christina Abreu.

Produzido em 2003, o filme foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e dos prêmios de Melhor Atriz (Marie-Josée Croze) e Melhor Roteiro, no Festival de Cannes, de Melhor Filme Estrangeiro, no European Film Awards e no Grande Prêmio Cinema Brasil.

“Invasões Bárbaras” conta a história de Quando o filme tem início, vemos Sébastien, filho do fascinante Rémy, chamado por sua mãe para voltar a Montreal, Canadá, a fim de visitar o pai, diagnosticado com câncer. Profissional bem-sucedido do mercado de valores, o jovem yuppie representa tudo que Rémy, um professor de História, sempre desprezou.

Mesmo entrando em constantes conflitos com o pai, Sébastien faz o possível para ajudá-lo, chegando a convocar todos os velhos amigos do professor para visitá-lo no hospital. Conferindo grande energia à narrativa, o diretor Denys Arcand, que também escreveu o roteiro, mantém o espectador sempre envolvido nas discussões dos protagonistas, que, em vez de se limitarem a falar sobre sexo, conversam sobre os mais diversos assuntos, incluindo as conseqüências sociais, políticas e econômicas dos atentados de 11 de Setembro.

Levando o público a estabelecer forte identificação com cada um dos personagens, o roteiro de Arcand é recheado de diálogos afiados e capazes de provocar interessantes reflexões. “Invasões Bárbaras” é um filme não apenas divertido, mas rico em conteúdo. E o que é mais importante: sem jamais deixar de lado a emoção, ou seja: este é um daqueles raros exemplares que não alimentam apenas a mente, mas também o coração.