Foto: Moíses Bruno
As ações acontecem todas as quintas-feiras, nas unidades municipais
A Secretaria Municipal de Educação lançou, nas escolas, o Projeto Inter Ação Cultural, com diversas atividades recreativas que são oferecidas às quintas-feiras nas unidades de Macaé. Fazem parte das atividades: oficina de musicalização, artes em papel, instrumentos musicais, recreação esportiva, animação cultural com palhaço, e contação de histórias do grupo HistoriArte.
O programa visa contribuir como uma das ações para o combate da evasão escolar, tornando a escola mais atrativa, reduzindo o índice da infrequência e construindo a cultura de paz. As ações são planejadas pela Coordenação de Cultura da Superintendência da Educação Integrada.
As oficinas de expressão artística contribuem com o processo cognitivo através das experiências vivenciadas. As ações do Projeto Inter Ação, tanto culturais, quanto esportivas, contribuem para formação da cidadania, ampliação do conhecimento, colabora no combate a infrequência tornando a escola mais atraente e feliz. Especificamente a música, que como expressão artística se materializa por meio de sons que ganham forma, onde a ampliação e a produção dos conhecimentos musicais passam pela percepção, experimentação, reprodução e criação de materiais sonoros diversos.
“Revelar, descobrir e fomentar as expressões artísticas dos alunos das unidades da rede pública municipal promovendo e preservando a identidade através da arte, fazendo integração e exibição das mais variadas expressões artísticas culturais. Este é o caminho para uma cultura de paz”, defende a secretária municipal de educação, Leandra Lopes.