Cerca de 70 jovens do Programa Nova Vida, de até 17 anos e 11 meses, participaram, nesta quarta-feira (2), da cerimônia de certificação do Projeto Jovem Alerta, do Centro de Integração Empresa - Escola (CIEE). O evento foi realizado no auditório do Paço Municipal, localizado na sede da Prefeitura de Macaé.
Os jovens integraram oficinas com as seguintes temáticas: "Acolhida", "Projeto de Vida", "Juventude, Trabalho, Empreendedorismo e Economia Social", "O Papo é Reto: Se liga nas dicas de inserção", "Linguagem no mundo do trabalho", "Qualificação profissional (currículo)", "Conceitos, contextos e preconceitos", "Sexualidade e gênero", "Saúde na juventude", "Refletindo sobre drogas", "Participação e direitos", "Vivenciando um processo seletivo", e "Avaliações".
A Secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, participou da solenidade. "Esse programa é fundamental para a juventude, porque oferece a oportunidade de ter o primeiro emprego. Além disso, proporciona conhecimentos que são úteis no dia-a-dia. Num futuro próximo, esses jovens estarão aptos a ocupar vagas no serviço público e na iniciativa privada ou serem empreendedores", salientou.
O coordenador do Programa Nova Vida, Douglas Fontes, disse que a parceria com o CIEE tem 10 anos. "Ao longo desse tempo foi ofertada qualificação de qualidade aos participantes. Muitos jovens que passaram pelo programa já foram contratados por empresas. Os adolescentes têm a possibilidade de vislumbrar horizontes maiores ao fazerem bom uso do conhecimento adquirido", afirmou.
"Espero que tudo que foi falado nas oficinas seja levado para a vida desses jovens e que eles possam acrescentar ainda mais, de acordo com a trajetória de cada um", comentou a assistente social do CIEE, Aline Oliveira.
O vereador Reginaldo do Hospital também participou da cerimônia.