Projeto Lagomar: obras estão adiantadas

10/08/2006 15:36:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Obras (Semob), continua as obras no bairro Lagomar. O Projeto Lagomar inclui obras de infra-estrutura e vai melhorar a vida dos cerca de 30 mil moradores do bairro. As obras, orçadas 29 milhões de reais, com recursos próprios da prefeitura, continuam a todo vapor.

O Projeto Lagomar tem como ponto de partida a construção das redes de escoamento pluvial e de esgoto. Na segunda etapa, o bairro ganhará também pavimentação das ruas, iluminação e diversas outras melhorias, como praças e áreas de lazer.

A prefeitura já concluiu a instalação das redes de esgoto e de drenagem de várias ruas do bairro e já começa a preparar algumas dessas ruas para a pavimentação. O secretário de Obras, Tadeu Campos, informou que a rede de esgoto do bairro terá 55 mil metros e a de drenagem, 38 mil metros, e que todo material já foi adquirido pela prefeitura, já estando no barracão do canteiro de obras.

Segundo informou também o secretário de Obras, a prefeitura já enviou ofício à Cedae, solicitando que a companhia aproveite a abertura das ruas para a instalação da rede de água para o bairro, antes que seja iniciada pavimentação.Mas que até agora não recebeu qualquer resposta da concessionária.

- Já enviamos um ofício há três meses e até agora não recebemos qualquer resposta. Nossa preocupação é que a prefeitura faça uma obra deste porte e, depois, a Cedae venha e precise abrir novamente as ruas para instalar a rede de água, causando novos transtornos aos moradores. O ideal seria que esse serviço fosse feito junto. Inclusive, o custo ficaria bem mais barato para a Cedae, já que a prefeitura tem aqui as máquinas e os homens. Não podemos atrasar as obras esperando essa solução - disse o secretário, informando que será enviado novo ofício à companhia, solicitando uma posição.

A prefeitura já concluiu as redes de drenagem e de esgoto de várias ruas, como a W1, W2 e W3 e já iniciou o manilhamento da W16. Na avenida marginal à Rodovia Amaral Peixoto já está pronta a rede de águas pluviais e já foi iniciada a rede de esgoto. Só nesta avenida foram instalados 12 postos de visita para drenagem das águas pluviais. Para agilização do serviço, a Semob usa em toda a abertura para o manilhamento das ruas do Lagomar o escudo de proteção, que facilita o trabalho e dá segurança aos trabalhadores.

Enquanto o manilhamento é instalado em algumas ruas, na W3 já teve início a terraplenagem para a pavimentação. Segundo informou o encarregado Paulo Henrique, nesta avenida já está sendo feito o corte para a colocação e meio-fio e pavimentação.

Os moradores do Lagomar acompanham com satisfação o andamento das obras, que vão garantir uma vida melhor para todos que ali residem, como disse Amaro Alves Martins, proprietário de um comércio no bairro:

- O Lagomar era uma localidade muito esquecida. O bairro merece essas obras e todos os moradores estão satisfeitos.