logo

Projeto leva apresentações de bandas escolares para diversos bairros

07/10/2011 15:05:59 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Kaná Manhães

Finalidade do projeto é incentivar estudantes da rede municipal para iniciação musical e interagir alunos e comunidade

Devido ao sucesso do projeto “Pra ver a banda passar”, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, organizou um cronograma para que as bandas escolares se apresentem até o mês de dezembro nas proximidades das unidades municipais de ensino que atuam e ensaiam. A programação começa na próxima sexta-feira (14), no bairro Miramar, às 19h. Na oportunidade, o público terá oportunidade de assistir a apresentação da banda do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.

A finalidade do projeto é incentivar os estudantes da rede municipal para iniciação musical, interagir alunos e comunidade, além de revelar talentos. Para fazer bonito diante de alunos, pais, responsáveis e dos moradores de diversos bairros, músicos e coreógrafos estão treinando bastante nas unidades.

Na próxima terça-feira (18), as bandas dos colégios municipais Samuel Brust, Elza Ibrahim e Wolfango Ferreira, vão se apresentar na Praça de São Pedro, às 18h. Já na sexta-feira (21), a Praça Principal do Parque Aeroporto vai receber as bandas do Ciep Oscar Cordeiro e dos colégios municipais Dr. Claúdio Moacyr de Azevedo e Zelita Rocha, às 18h. O cronograma segue na terça-feira (25), às 18h, com a apresentação as bandas dos colégios municipais Jacyra Tavares Duval e Letícia dos Santos Carvalho no bairro Novo Cavaleiros.

O mês de dezembro também será marcado pelas manifestações artísticas das bandas do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simões, no dia 2, às 18h. Já no dia 15, a Praça Principal da Costa do Sol recebe a banda do Colégio Estadual Municipalizado Anísio Teixeira, às 18h.

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves Rosa, lembra que a maior parte das bandas escolares apresentam resultados positivos diante dos concursos de bandas e fanfarras, que acontecem no país. “Além de enaltecer a música os jovens se empenham para fazer parte das bandas. A rede municipal conta com corporações musicais, que fazem sucesso há mais de 10 anos”, finalizou.

Hoje o município conta com 12 bandas escolares. Cada uma conta em média com 60 componentes. Através do projeto, a rede municipal de ensino desenvolve o ensino de música e coreografia e incentiva as bandas com o fornecimento de instrumentos e uniformes para as apresentações no município e em outras cidades. Além disso, a pasta atende a determinação da Lei 11.769/2008, que prevê a obrigatoriedade do ensino de música nos ensinos Fundamental e Médio.