Projeto leva professora de Macaé para imersão na NASA

05/07/2024 19:59:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação

Professora Érica Scheffel irá apresentar proposta feita em conjunto com os estudantes do Polivalente

Após ser selecionada em janeiro deste ano, a professora municipal Érica Scheffel está de malas prontas para o embarque a caminho de Houston, nos Estados Unidos. A viagem, com direito a imersão na estação espacial da NASA, é uma premiação do programa Limitless Global Educator que selecionou dez escolas brasileiras, entre elas o Polivalente Anísio Teixeira, da rede municipal de educação.

“Eu estou com uma mistura de alegria e ansiedade, pois estarei em Houston, pessoalmente, representando a cidade de Macaé que tanto amo e também o Estado do Rio de Janeiro, já que selecionaram apenas um professor de cada um dos dez estados brasileiros que estão participando. Tenho a responsabilidade de fazer a apresentação da proposta que envolve o desenvolvimento de games para observação dos níveis de atenção, memória de trabalho e controle emocional dos astronautas que estão no ambiente de microgravidade”, explica Érica, que embarca neste sábado.

Érica, que é professora de Robótica no Polivalente, revela que a proposta contou com a ajuda da neurocientista e Professora da UFRJ, Isabela Lobo e também das professoras de inglês Oksana Kitaeva e Liliane Fonseca. “Nas minhas aulas de Robótica, os alunos programaram os protótipos dos games, os quais serão exibidos aos avaliadores, no dia 11 de julho”, detalha, informando a participação dos estudantes: Gabriel Rangel, Laura Nunes, Pedro Melo, Laura Nogueira, Profa. Erica, Pietro Maia, Luiane Alvarenga, Thays de Paula, Italo de Senna, Pedro César, João Rangel e Guilherme Rosalves.

A agenda da professora em Houston será intensa. Além da apresentação da proposta do experimento espacial, ela participará de quatro dias de tour pela indústria espacial, visita ao Museu Espacial, realização de simulação de voo no Flight Museum e desenvolvimento de atividades com professores de diversas nacionalidades.

Para a realização de projetos locais, em Macaé, o Polivalente recebeu uma série de materiais enviados pelo programa, entre eles telescópio, sensores e microscópio digital. Caso a proposta apresentada em Houston seja selecionada, ela será enviada para ser testada na Estação Espacial Internacional.


Fotos Relacionadas