A Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), com apoio da prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Esporte e Lazer, subsecretaria de Comunicação Social e Defesa Civil dão continuidade nesta semana ao “Projeto Liecam o ano todo: Cultura, Arte, Saúde, Esporte e Educação”. Nesta quinta e sexta-feira (14 e 15) o Projeto acontece a partir das 9h, no bairro Lagomar, junto à Escola de Samba Unidos do Lagomar.
De acordo com o presidente da Liecam, José Carlos Antônio (Dica), a participação da comunidade é muito importante para que todos os moradores possam conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas entidades carnavalescas do município. “Todo o trabalho desenvolvido junto com as secretarias de Macaé é uma forma de unirmos forças em prol da comunidade, disseminando cultura e saúde a toda população”, ressalta Dica.
O projeto teve início no dia 05 de outubro, na comunidade da Nova Holanda. Estivaram presentes durante os dois dias do evento o Programa de Homeopatia que distribuiu 1.468 doses homeopáticas contra Dengue e Piolho, a Defesa Civil, orientando a população e distribuindo cartilhas e CCZ, que distribuiu capas para caixa d’água.
O Programa Educação em Saúde também participou com o teatro sobre como podemos combater a Dengue e o Piolho. A Escola de Samba Unidos dos Estudantes, do bairro Visconde de Araújo, realizou mostra de artesanato, feita pela própria agremiação. Pais e alunos do Colégio Christos Jean Kousoulas, além de vários moradores, participaram das atividades promovidas.
Segundo Fabiano Souza Porto, assistente social da Liecam e responsável pelo Projeto, juntar Escola de Samba com as secretarias está sendo uma grande inovação e até o momento as expectativas estão sendo correspondidas.
- A Escola de Samba Unidos dos Estudantes abriu muito bem o evento, visto que além de divulgar seus trabalhos sociais, como o Projeto de Futebol, que atende mais de 200 jovens do bairro na faixa etária de 07 a 18 anos, foi mostrado também o artesanato de carnaval que é confeccionado na própria Escola de Samba, explica Fabiano.
O Projeto é destinado a pessoas de qualquer idade e será realizado em todas as escolas de samba do município durante dois dias da semana. No caso das escolas que não possuem quadras, as atividades acontecerão em espaços públicos, como praças ou associação de moradores.
Local da Programação
Dia 14 e 15 (quinta e sexta-feira)
Local: Próximo a Associação de Moradores do Lagomar
Bairro: Lagomar. G.R.E.S Unidos do Lagomar
Dias 19 e 20 (terça e quarta-feira)
Local: Praça de Santo Antônio
Bairro: Visconde de Araújo. G.R.E.S Castelo Imperial
Dias 21 e 22 (quinta e sexta-feira)
Local: Em frente à quadra da Escola de Samba Império da Barra
Bairro: Barra de Macaé. G.R.E.S Império da Barra
Dia 26 e 27 (terça e quarta-feira)
Local: a confirmar
Bairro: Aroeira. G.R.E.S. Pulo do Gato
Programação de Novembro
Dias 04 e 05 (quinta e sexta-feira)
Local: a confirmar
Bairro: São José do Barreto. G.R.E.S. Arco Íris
Dias 09 e 10 (terça e quarta-feira)
Local: Entrada das Malvinas
Bairro: Malvinas. G.R.E.S. Unidos das Malvinas
Dias 11 e 12 (quinta e sexta-feira)
Local: Praça do Miramar
Bairro: Miramar. G.R.E.S Unidos do Miramar
Dias 16 e 17 (terça e quarta-feira)
Local: Praça de Santo Antônio
Bairro: Visconde de Araújo. G.R.E.S. Unidos dos Bairros
Dias 18 e 19 (quinta e sexta-feira)
Local: a confirmar
Bairro: Cajueiros G.R.E.S. Princesinha do Atlântico
Dia 25 e 26 (quinta e sexta-feira)
Local: Quadra da Acadêmicos da Aroeira
Bairro: Aroeira. G.R.E.S. Acadêmicos da Aroeira