Foto: Mauricio Porão
Evento reuniu alunas dos 20 polos da Secretaria de Esportes no anfiteatro da Praia de Imbetiba.
A prática de exercícios físicos e o diagnóstico precoce podem salvar vidas. Para destacar a importância destes fatores para a prevenção do câncer de mama, a Secretaria Municipal de Esportes realizou, neste sábado (26), um festival do projeto ‘Movimente-se’, no anfiteatro da Praia de Imbetiba. Alunas dos 20 polos de Macaé, inclusive da região serrana, participaram dos aulões com vários ritmos e palestras. A ideia é promover a conscientização no mês do Outubro Rosa, uma campanha global que alerta as mulheres sobre a doença.
A representante da ONG Renascer, Ediléa Vilas Boas, 48 anos, aguarda este mês a alta do tratamento contra o câncer de mama. “São 10 anos de tratamento, mas ainda bem que descobri no início e tive um resultado positivo. Este mês vou saber se estou de alta ou não. Por isso, estou aqui para falar para essas mulheres que a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar a sua vida”, frisou Ediléa.
A coordenadora da Secretaria de Esportes, Francine Farah, destacou que o evento é uma parceria com a ONG Renascer e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que falou sobre a violência contra a mulher. “O momento é de muita integração entre todas e, além da prática do esporte, procuramos evidenciar temas fundamentais para o público feminino”, disse Francine.
A aposentada Vilma Cleto, 62 anos, contou que participa do projeto no polo do Parque Aeroporto. “O exercício físico traz energia e saúde. Estou sempre participando das aulas e tenho a consciência que elas são importantes para a prevenção de diversas doenças”, comentou Vilma.
Para a professora da Secretaria Municipal de Esportes, Alexandra Macedo de Souza, as aulas incentivam o cuidado com a saúde. “O projeto é minha paixão, mas também é uma oportunidade de conscientizar. Aqui somos uma família”, acrescentou.