Com o objetivo de continuar a melhorar a educação no município, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está desenvolvendo uma intervenção pedagógica que envolve leitura, reflexão e interpretação oral e escrita através da Oficina da Palavra. O projeto será ampliado neste semestre para as unidades municipais Engenho da Praia, Cláudio Moacyr, Pescadores e Botafogo, além do Colégio Municipal Moacyr Cordeiro. A Oficina da Palavra será direcionada aos alunos do sexto ano de escolaridade.
Durante o desenvolvimento do projeto em 2010, diversos resultados positivos foram evidenciados. Um deles foi na unidade municipal Professora Maria Angélica Benjamim. Segundo uma das coordenadoras de Língua Portuguesa, Tânia Pacheco, os profissionais trabalham com os alunos assuntos diversos voltados para a produção como textos, filmes, relatórios e até leis. A coordenadora destaca ainda que, através do projeto, a intenção é reduzir a defasagem no aprendizado dos alunos. “A proposta é trabalhar as habilidades que levam à competência em leitura e escrita”, ressaltou.
Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o “Oficina da Palavra” se tornou fundamental para a produção textual. “ A proposta é atuar na conscientização de como funciona a língua e todos os recursos da oralidade”, afirmou
O secretário de Educação aponta ainda que a importância do hábito da leitura está bem destacada neste projeto, mostrando que o aluno pode sensibilizar-se pelo ato de ler. “Através da leitura o aluno pode compreender, interpretar, sendo capaz de criticar, de ser um cidadão pleno, através daquilo que a leitura possibilita, ou seja, o entendimento do mundo que o cerca, o esclarecimento dos sentimentos, a resolução de problemas e a elaboração de planos“, disse.
Produção textual- A disciplina da Língua Portuguesa na Educação Fundamental deve desenvolver, aperfeiçoar competências comunicativas, tornando o aluno um leitor competente dos mais variados tipos de textos, para que este se torne um produtor de textos orais e escritos adequados à situação e ao contexto. Com a prática da leitura, o aluno torna–se capaz de conhecer novas palavras e aprender novas estruturas gramaticais, aperfeiçoando sua escrita.