logo

Projeto-piloto 'Saúde Bucal do Trabalhador' é iniciado na rede municipal

22/08/2013 15:41:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Erica Ferreira

Escola Municipal Joffre Frossard recebe equipe de dentistas que atua em prol da melhoria da saúde bucal dos trabalhadores.

Prevenção e orientação. Estes são objetivos do projeto-piloto “Saúde Bucal do Trabalhador”, que começou na Escola Municipal Joffre Frossard. A unidade, situada na Rua Doutor Télio Barreto, número 994, no Centro, é a primeira da rede municipal a receber a programação. A ação integrada é realizada pela secretaria de Saúde, por meio da equipe de Odontologia do Trabalhador, com a secretaria de Educação. A intenção é que o projeto se estenda para outras unidades de ensino em um cronograma que será definido.

Durante o trabalho, coordenado pela subsecretaria de Odontologia, a equipe de dentistas atua em prol da melhoria da saúde bucal dos trabalhadores, como auxiliares de serviços escolares e gerais, professores, porteiros, merendeiras e professores-orientadores. O próximo passo da equipe é retornar ao Colégio Municipal Joffre Frossard para realizar fluoretação e levar a pasta reveladora de placa bacteriana.

Inicialmente, as atividades desenvolvidas são palestras educativas com enfoque para técnicas de escovação e entrega de kits com pasta de dente, fio dental e escova. As palestras têm a intenção de permitir que os profissionais da Educação conheçam os problemas bucais que podem afetar os trabalhadores.

Já o trabalho preventivo contou com escovação com orientação dos dentistas. A auxiliar de serviços gerais, Rutiléia da Silva, fez questão de fazer parte da ação. “A saúde dos nossos dentes merece nossa atenção. Desejei saber mais a respeito das doenças que podemos ter. Tenho um filho pequeno e quero repassar todas estas informações para ele e para toda a minha família”, contou.

Da mesma opinião é a auxiliar de serviços, Neiva Caetano. “Escovei meus dentes com o olhar atento das dentistas. Fiquei maravilhada com a palestra. Já imaginava que algumas doenças podem ter interferência da saúde dos dentes, mas esta orientação que tivemos foi muito proveitosa”, contou.

Foram abordadas questões como cuidados com a saúde geral e bucal, influência do tabagismo na saúde, câncer bucal e importância do autoexame bucal - em que o interessado pode verificar sozinho a existência de alguma lesão. É abordada ainda a realização de diagnósticos precoces, que visam evitar desta forma, agravos à saúde.

As profissionais de odontologia tiraram dúvidas dos participantes da palestra e informaram que aqueles que desejarem atendimento individual devem procurar a rede municipal especializada de saúde.

A subsecretaria de Odontologia é coordenada pelo especialista Jackson Costa. A prioridade da pasta, por meio da Odontologia do Trabalho, é promover, prevenir e orientar a saúde do trabalhador. Com isso, o governo municipal tem a meta de atingir níveis compatíveis com as metas propostas pela Organização Mundial de Saúde.

A diretora da unidade, Norma Maldonado, aprovou a iniciativa no Colégio Municipal Joffre Frossard. “O projeto valoriza o profissional que atua no ensino municipal, além de promover conhecimento e prevenção da questão da saúde dos dentes”, finalizou.