logo

Projeto Pólen formará técnicos em Educação Ambiental

21/03/2006 15:51:15 - Jornalista: Marilene Carvalho

O Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Social de Macaé (Nupem/UFRJ) vai iniciar, ainda neste primeiro semestre, o curso de Capacitação em Educação Ambiental que será base para a criação de pólos de Educação Ambiental, que deverão ser implantados nos treze municípios de influência da Bacia de Campos. O curso tem duração de dois anos e será destinado a técnicos de Meio Ambiente e professores da rede municipal de ensino.

O curso de Capacitação em Educação Ambiental é parte da estrutura básica do Projeto Pólen, que surgiu como iniciativa da Petrobras relativa ao Estudo de Impacto Ambiental sobre as atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural dos campos de Espadarte e Marimba, localizados na Bacia de Campos.

A Prefeitura de Macaé também é parceira do projeto e terá a responsabilidade, ao final do curso, de disponibilizar o espaço físico para a implantação do Pólo de Educação Ambiental. Como os grãos do pólen, a estrutura geral básica do projeto constitui somente uma parte da criação de novos frutos, iniciativas ou ações. A outra metade será construída pelos cursistas, através de suas experiências individuais e coletivas e ações locais para a criação e consolidação de pólos que possam ser referência para as comunidades na discussão de questões ambientais.

O Projeto Pólen é sediado no Nupem/UFRJ, onde se realizará grande parte das atividades, entre elas, o curso de capacitação em Educação Ambiental, de 360 horas, com conclusão prevista em dois anos. O município de Macaé garantiu quatro vagas na turma de 40 alunos. Serão indicados para o curso dois técnicos da Secretaria de Ambiente e dois professores da rede municipal. Depois de formados, os cursistas estarão aptos a atuar como agentes multiplicadores em Educação Ambiental.