Nesta quinta-feira (28), o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, reuniu-se com o grupo de estudos do Projeto Pólos Educativos do Norte Fluminense (Pólen), parceria da Petrobras com a prefeitura de Macaé, para apresentação do programa. O objetivo final é realizar um diagnóstico socioambiental considerando as representações dos indivíduos sobre questões ambientais existentes no município.
O Pólen surgiu a partir do licenciamento da P-47 e da fase dois do Campo de Espadarte, como proposta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) à Petrobras. O projeto visa criar pólos de educação ambiental em 13 municípios na área de influência indireta desses empreendimentos. Uma medida não compensatória que está sendo conduzida, em Macaé, através de dados coletados por meio de entrevista com Associação de Moradores e atores sociais envolvidos.
Enquanto o secretário de Meio Ambiente respondia a um questionário para um dos grupos - são cinco ao todo que estão fazendo o levantamento para a Petrobras - outra equipe estava realizando o levantamento no Mirante da Lagoa com a Associação de Moradores e pessoas envolvidas com a Lagoa. Fernando Marcelo Tavares respondeu a um questionário com 12 perguntas sobre a Lagoa de Imboassica. O secretário falou sobre tratamento de esgoto, crescimento do município, resíduos, Plano Diretor de Macaé, entre outras questões.
- Quem vai fazer o acompanhamento e direcionar demandas para a Lagoa de Imboassica é a Câmara Técnica da Lagoa de Imboassica instalada no Comitê de Bacias Hidrográficas, explicou Fernando Marcelo, que aproveitou o encontro para falar também sobre o Projeto Reflorestar, da prefeitura, que tem como objetivo a recuperação dos mananciais hídricos através da instalação de viveiros de mudas da Mata Atlântica para o reflorestamento.
A Semma também disponibilizou alguns técnicos que estão fazendo o curso de qualificação em educação ambiental que visa a formação de monitores ambientais. O Projeto Pólen começou a ser implantado no início deste ano e está no Módulo I. O coordenador do grupo de estudos de caso do Projeto Pólen, de Saquarema, Edson Botelho Silva, dirigiu o encontro com o secretário de Meio Ambiente.