logo

Projeto Professor Investigador chega à quarta edição

15/04/2008 17:05:26 - Jornalista: Marilene Carvalho

Professores das redes pública e privada de ensino de Macaé participam, no dia 6 de maio, de mais uma edição do projeto Profissão: Professor Investigador – o Estudo da História Local. Promovido pela secretaria municipal de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), o projeto visa levar para as salas de aula informações sobre a história do município através da formação dos professores. As inscrições foram abertas na semana passada e vão até o dia 25 de abril, no Solar dos Mellos. O curso oferece 30 vagas.

O “Professor Investigador” chega à quarta edição com o tema “O Uso das Fontes em Sala de Aula”, que será abordado pelo professor doutor em História, Mário Soares, coordenador da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro. O palestrante teve participação ativa no 1º Encontro Macaé em Fontes Primárias, onde apresentou a tese “Alforrias e Perfilhações na Macaé Escravista”, estudo resultante de uma pesquisa desenvolvida por ele sobre o período da escravidão no município.

Cerca de 120 professores já assistiram às palestras que têm duração de quatro horas, e são promovidas três vezes ao ano com temas diferenciados em cada edição. De acordo com a coordenadora do projeto, a pesquisadora Gisele Muniz, os temas propostos nos encontros são relacionados à história de Macaé, com o objetivo de estimular os professores a transmitirem os conhecimentos sobre a história local em todas as escolas. O acervo para consultas é disponibilizado pela Semaph.

O projeto tem a finalidade de englobar a história local em uma estrutura maior na busca de consolidação de espaço dentro das salas de aula, além de fomentar a integração dos profissionais atuantes na rede de ensino local. Os encontros com esses profissionais objetiva, de forma específica, à formação dos mesmos no que se refere à fundamentação geo-histórica para que a prática docente se torne ação investigativa e reflexiva. O “Professor Investigador” é realizado em parceria com a secretaria municipal Especial de Educação.