O secretário de Meio Ambiente de Macaé, Fernando Marcelo, anunciou o início dos trabalhos do projeto Rio Macaé Sustentável, financiado pelo programa Petrobras Ambiental e coordenado pela Universidade Cândido Mendes, com parceria da prefeitura. O anúncio foi feito, na manhã desta quinta-feira (24), durante a realização do Seminário de Recursos Hídricos, na Feira Macaé Sempre Verde, que acontece até sábado (26). Toda base operacional do projeto será realizada no Parque Atalaia
O projeto inclui a capacitação de 60 professores e monitores ambientais, que vão repassar noções sobre a importância da Bacia do Rio Macaé em sala de aula e entre a comunidade. O projeto de Rio Macaé Sustentável tem como objetivo mobilizar a sociedade para o uso racional e sustentável do ecossistema. O projeto terá um banco de dados do ecossistema do Rio Macaé, onde estarão reunidos todos os estudos sobre o assunto.
Segundo o diretor da Associação Cândido Mendes (Acamep), João Bandeira de Freitas, outro trabalho que já iniciado dentro do projeto é o levantamento da ictiofauna para melhor conhecer as espécies de peixes nativos do rio Macaé. O projeto abrange também o levantamento de fragmentos da vegetação nativa, onde haverá uma restauração de um pequeno trecho de mata ciliar, o que vai favorecer o projeto de desenvolvimento de corredores ecológicos da Secretaria de Meio Ambiente.