O Projeto "Rios Limpos" recolheu na manhã desta terça-feira (18) 250 litros de óleo queimado de embarcações macaenses. De acordo com o monitor da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Sema), Arquimedes Nunes Batalha, o trabalho é desenvolvido há dois anos e vem surtindo um bom resultado entre os pescadores da cidade.
Arquimedes explica que o projeto é realizado em parceria com a Associação Mista dos Pescadores, Colônia dos Pescadores e Sema. "Se essa quantidade de óleo queimado fosse despejada nos rios de nossa cidade, nós teríamos danos terríveis para o meio ambiente", alertou. Segundo ele, o despejo desse óleo poderia degradar o manguezal, ocasionar matança de várias espécies de peixes, além de acumular resíduos no pontal.
O monitor explica ainda que todo óleo recolhido é encaminhado para uma empresa parceira, onde é realizado o trabalho de reciclagem do produto, para que ele possa ser utilizado novamente como combustível.
O secretário Executivo de Meio Ambiente, Henrique Emery, acredita que o trabalho de conscientização realizado neste projeto é essencial para a preservação dos rios macaenses. "Gostaríamos de agradecer a participação de todos os pescadores; sem eles, nós não teríamos como alcançar o nosso objetivo, que é o de não degradar mais a natureza e, principalmente os nossos rios", ressaltou.