logo

Projeto Sambando animará o carnaval do Sana

07/01/2008 17:00:07 - Jornalista: Thales Coutinho

Atuando na região serrana de Macaé, o Projeto Sambando, Núcleo de Percussão do Sana, apresenta para o carnaval 2008 o enredo “Lendas e Mistérios”. Com trabalho social desenvolvido no distrito, o projeto tem como proposta formar jovens percussionistas, capacitados em vários ritmos, além de ensiná-los a construir seu próprio instrumento, utilizando material reaproveitado. Para o carnaval que se aproxima, o bloco conta com o apoio do Art Luz, vinculado à Fundação Macaé de Cultura (FMC), e da Liga Independente das Escolas de Samba de Macaé (Liecam).

As oficinas gratuitas são divididas em módulos de três meses, sendo trabalhado em cada módulo um ritmo diferente. As aulas acontecem na Casa de Cultura Emílio Gato, na rua Principal, aos sábados e domingos às 15h. Desde novembro, o projeto Sambando iniciou o módulo samba, como acontece anualmente, nos meses que antecedem o carnaval.

Com o enredo “Lendas e Mistérios do Sana”, o bloco Sambando destaca o resgate histórico, que valoriza o folclore e a cultura regional. Na letra do samba não poderiam faltar: Saci-Pererê, Curupira, Lobisomen, Disco Voador, entre outros.

– Esperamos resgatar o carnaval que valoriza a arte, seja na música, na dança ou em qualquer forma de expressão cultural. Queremos conscientizar a população local e receber o turista com um carnaval genuíno e não com baderna e “guerras” de carros de som – afirma Rodrigo Bucair, presidente do Bloco Sãbando.

Os ensaios pré-carnavalescos já iniciaram com oficinas que capacitarão pessoas da comunidade, para atuarem em diversos campos da produção do Bloco Carnavalesco Sambando – Produto final da oficina de percussão do ritmo samba.

O projeto Sambando tem em média 40 alunos de percussão, de todas as idades. O bloco sai no carnaval nos dias 2, 3, 4 e 5 de fevereiro. Além disso, terá apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Percussão do Sana, com cortejo de Maracatu e apresentação dos ritmos: Afoxé, Funk, Jongo, Ciranda, Maculelê e Samba.

Durante o desfile, o Bloco carnavalesco de Enredo Sambando promete agitar o Sana com bateria, porta-estandarte, casal de mestre-sala e porta-bandeira, rainha de bateria mirim e adulta, comissão de frente com pernas de pau e cuspidores de fogo, ala de passistas fantasiados e as tradicionais baianas.

Os interessados em participar do Bloco podem entrar em contato com o Projeto Sambando – Núcleo de Percussão do Sana, através do telefone (22) 2793 – 2730, ou pelo e-mail: nucleodepercussaodosana@yahoo.com.br

Confira abaixo o samba enredo do Bloco Sambando:

Composição: Ana Paula, Tureko, Rodrigo Bucair, Rômulo, Elysio, Thadeu, Jamil, Sereno, Rafael Coelho

Harmonia: Wagner, Tureko e Armandinho

“Lendas e Mistériosdo Sana”

Vamos reviver
Vamos resgatar
Lendas e Mistérios do Sana
Pra o meu povo eu vou cantar

Na lua cheia...

É noite de lua cheia
Assim contavam as histórias da vovó
Que o lobisomen
Era tinhoso, era medonho de dar dó

Quem pula e dança
É o saci-pererê
Que eu trago na lembrança
O meu mundo de criança
Me faz renascer

Cachorro no mato...

Cachorro do mato correu
Lá na floresta curupira apareceu
No Brasil, Caipora, Nhangaássú
Aqui no Sana é chamado Negussú

Subindo o alto do morro
O caboclo se encontrou
Com a moça vestida de branco
Que o cabelo arrepiou

Que luz é essa, que vem de lá pra cá
Brilhando lá na serra
Uns chamam mão do ouro
Outros dizem boi tatá

Quem o Peito do Pombo subiu
Diz que o céu é folia de cor
Também fala que jura que viu
Luz do disco voador

Meu lindo Sana, (até teu nome)
Virou história na fazenda
Tanta água cristalina
É que não pode virar lenda

Vamos reviver...