logo

Projeto Soletrando vai movimentar Colégio Municipal Botafogo

09/09/2011 10:21:22 - Jornalista: Joice Trindade

Trabalhar e ampliar o vocabulário e as habilidades de leitura e ortografia. Estes são alguns dos objetivos do Projeto “Soletrando”, que vai envolver mais de 350 estudantes do Colégio Municipal Botafogo, na próxima terça-feira (13), a partir das 9h. A ocasião será marcada pela semifinal e final do projeto, que está em sua terceira edição e contará com a participação de 12 turmas do 6° ao 9° anos de escolaridade.

Inspirado no “Soletrando”, exibido no Programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, a gincana escolar baseada no jogo de palavras está sendo utilizada como uma das ferramentas no ensino da disciplina de Língua Portuguesa. Para o secretário de Educação, Guto Garcia, a competição não apenas exige do aluno saber soletrar corretamente, mas sim dar valor às novas práticas voltadas para a aprendizagem e ampliação do vocabulário através da leitura e escrita:

- Ensinar é um desafio e nossos educadores estão cada vez mais imbuídos em ações pedagógicas, que visam deixar o processo ensino-aprendizagem mais interessante.
 
Do aprendizado em sala de aula, os três melhores alunos vão receber jogos pedagógicos e uma cesta com bombons. Já o vencedor da final, receberá, conforme regulamento, o jogo “Soletrando”, do Caldeirão do Huck.
 
De acordo com uma das coordenadoras de Língua Portuguesa da rede municipal Sandra Matsumura, os professores se mobilizaram em apresentar textos e retirar vocabulários específicos para fazer parte do projeto.

- A partir da leitura e interpretação das produções textuais foi selecionado um foco, através do tema principal ‘Gentileza gera gentileza’, que está sendo trabalhado na unidade, disse.
 
Já a coordenadora de turno, Flávia Costa da Silva, destaca que o projeto está sendo de importante para os alunos e professores.

- Estamos percebendo o empenho e dedicação dos alunos. Educar exige criatividade e trabalhamos com a finalidade de fazer com que os alunos saiam do Ensino Fundamental sabendo falar e escrever o mais corretamente possível. Com certeza o encerramento deste projeto neste semestre será uma festa, finalizou.