logo

Projeto Tamar, Prefeitura e Petrobras soltam tartarugas na Praia do Pecado

09/03/2012 14:54:09 - Jornalista: Tathiana Campolina

Foto: Divulgação

A realização é do projeto Tamar, Petrobras e Prefeitura, através da Secretaria de Ambiente

Cerca de 50 tartarugas da espécie Caretta caretta, também conhecida com tartaruga cabeçuda, serão soltas na manhã deste sábado (10), às 9h30, na Praia do Pecado, próximo à Lagoa de Imboassica. A realização é do projeto Tamar, Petrobras e Prefeitura, através da Secretaria de Ambiente.

— A Secretaria de Ambiente ficará responsável pelo isolamento da área, uma tenda para colocar a réplica de uma tartaruga em tamanho real, trazida do projeto Tamar, e apoio com pessoal, a fim de garantir que as tartarugas cheguem até o mar sem ninguém invadir a área protegida — explicou o secretário de Ambiente, Maxwell Vaz.

O veterinário e coordenador de Fauna da Secretaria de Ambiente, Gleidson Madalena, lembrou que a preservação das tartarugas é extremamente importante, pois elas fazem o controle das águas-vivas e das algas mortas e, se elas forem extintas, a população desses seres irão aumentar e entrar no mar será cada vez mais difícil.

Segundo a bióloga e coordenadora do projeto na região da Bacia de Campos, Daniella Torres, esses filhotes são oriundos de áreas protegidas pelo projeto na região. “É um momento muito marcante para quem assiste, pois permite vivenciar uma fase importante na vida da espécie. Além da soltura, também vamos explicar aos participantes sobre o ciclo reprodutivo das tartarugas e a participação da sociedade no processo de preservação”, diz a bióloga.

— A Petrobras tem grandes projetos ambientais. Destaco, especialmente, o projeto de proteção das tartarugas marinha pela condição dessas espécies, que estão na lista de animais ameaçados de extinção. O repovoamento das tartarugas é de extrema importância para o equilíbrio do ecossistema — finalizou o secretário.