logo

Projeto ‘Verão Limpo’ tem continuidade nas praias

25/01/2015 17:17:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Ana Chaffin

Objetivo é manter as praias limpas

Neste domingo (25), a secretaria de Ambiente (Sema) deu continuidade ao projeto ‘Verão Limpo’ na orla das praias dos Cavaleiros e Pecado. A ação, que começou em dezembro pela Ilha do Francês, é voltada para a conscientização da população quanto à preservação do meio ambiente, com distribuição de sacolas plásticas para o recolhimento do lixo.

O objetivo do projeto é fazer abordagem dos banhistas, orientando-os para evitarem deixar resíduos nas praias e margens de rios. Segundo a secretaria de Ambiente, este trabalho acontecerá em todos os finais de semana da estação mais quente do ano, inclusive no Carnaval.



O projeto ‘Verão Limpo’ ainda é realizado diariamente na trilha das cachoeiras do Sana e a Sema busca parcerias para implantá-lo em outras cachoeiras da região serrana.



É feito um trabalho de monitoria feito diariamente nas cachoeiras do distrito do Sana, que nessa época do ano recebe grande número de visitantes. Lá, haverá ainda um mutirão de limpeza no sábado (31).



A simples ação de recolher o próprio lixo das margens dos recursos hídricos e descartá-lo em local adequado ajuda a reduzir as consequências diretas da presença de resíduos em ambientes marinhos e costeiros.



Outras ações do projeto ‘Verão Limpo’ estão sendo realizadas como os mutirões de limpeza, busdoor em algumas linhas, outdoors e banners na Arena Esportiva do Fest Verão, além da distribuição de camisas e bonés – já foram fornecidos à população cerca de 500 deste material.



Todo este projeto só foi possível de se concretizar graças à Resolução 3 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads), que viabiliza às empresas em licenciamento ambiental no município aderirem a programas de educação ambiental da prefeitura, custeando as ações do projeto.



Empresas interessadas em participar dessa ação devem contatar com a secretaria de Ambiente, na Rua da Igualdade 537 – Imbetiba – Macaé – RJ, Cep: 27913-140. Seus telefones são: (22) 2796-1380 / 2796-1151 / 2796-1280. O e-mail é: sema@macae.rj.gov.



Trabalho de conscientização



Entre as consequências diretas do descarte de lixo nas praias e nas margens dos rios estão os danos aos seres vivos do ecossistema, como peixes, aves, tartarugas, mamíferos marinhos e invertebrados; a introdução de espécies exóticas (através da dispersão de plásticos flutuantes); os prejuízos à navegação e às atividades pesqueiras; a degradação da paisagem; o aumento de despesas municipais com limpezas periódicas; a dispersão de doenças por meio da proliferação de roedores e insetos e a diminuição das receitas advindas do turismo.



Placas de sinalização/advertência foram instaladas nas praias de Macaé (Cavaleiros e Pecado) informando sobre o "Verão Limpo" e nas Áreas de Proteção Permanente (APP) de restinga. Essas placas educativas também estão sendo instaladas nas cachoeiras da serra.