Projeto visa transformar Cine Clube em espaço cultural

05/12/2006 15:07:48 - Jornalista: Janira Braga

A prefeitura estuda a adaptação das instalações do antigo Cine Clube de Macaé, localizado na Rua Francisco Portela, no Centro, para um espaço cultural e artístico da cidade com atividades teatrais, musicais, de artes plásticas e literatura. Este foi um dos assuntos conversados entre o prefeito Riverton Mussi e o gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC) da Petrobras, Carlos Eugênio da Resurreição, na sede da estatal, em Imbetiba, na última sexta-feira. A idéia é que governo municipal e a Petrobras sejam parceiros neste processo.

A presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi, informou que este projeto cultural está em fase inicial e vai fomentar o setor no município. “Queremos fazer do antigo Cine Clube um espaço multimídia, com pequenos anfiteatros para apresentações diversas e espaços alternativos”, pontuou Ivana.

Sala de cinema, espaço para ensaio de música e teatro, galeria de artes, instalação de um café para happy hour também fazem parte do projeto de reativação do Cine Clube. “Estamos estudando ainda a possibilidade de implantar no local o Museu da Imagem e do Som”, comentou.

MUSEU DO PETRÓLEO – Outro assunto conversado entre o prefeito e o gerente geral da UN-BC foi a construção do Museu do Petróleo de Macaé, na Praia de Imbetiba. O objetivo é que o museu divulgue a identidade histórica e cultural do município durante todo o trajeto de exploração e produção da matriz energética na Bacia de Campos.

Participaram da reunião com o gerente geral da UN-BC os secretários de Comunicação, Romulo Campos, Patrimônio Histórico, Ricardo Meireles, o assessor especial da secretaria de Planejamento, Edmilson Jório, além de gerentes setoriais da empresa.