“Xadrez na Escola” é novo projeto, que será desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. A programação, que visa reunir professores e estudantes da rede municipal de ensino, está sendo debatida nesta segunda-feira (29), na sede da Secretaria de Educação. A previsão é que o programa educativo seja iniciada neste segundo semestre em dez unidades municipais.
- Segundo a estudos científicos, o xadrez contribui com o processo cognitivo dos alunos. O objetivo do projeto é ajudar a melhorar a atenção do aluno em sala de aula, contribuindo ainda com a memorização, além de oferecer maios senso crítico e de desempenho aos alunos. Para que o esporte possa ser implantado, os educadores vão passar por um período de capacitação, disse.
A primeira etapa do projeto será um encontro com diretores para informar as finalidades da programação, em data que será definida. Os próximos passos, segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Conceição de Maria Alves, são elaborar um amplo encontro com os professores, que serão multiplicadores da prática e posteriormente um curso de Formação de Professores voltados para o ensino do xadrez. A previsão é que a formação aconteça nos dias 16, 23 e 30 de setembro.
- A proposta é desenvolver a prática de xadrez nas escolas, com isso a rede municipal de ensino poderá até mesmo ampliar o número de escolas participantes e se integrar em torneios intercolegiais. O xadrez é considerado um jogo estratégico, adotado em vários países do mundo como matéria curricular nas escolas públicas para reforçar os desenvolvimentos cognitivo e senso-motor e ajudar no processo ensino-aprendizagem, falou Conceição.