logo

Projeto “Cantando e Encantando” mobiliza comunidade

09/06/2005 15:43:42 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Sessenta pessoas da comunidade do Parque Aeroporto participaram na noite de quarta-feira, 8 de junho, na praça da AMPRA – Associação de Moradores do Parque Aeroporto -, do lançamento do Projeto “Cantando e Encantando”, que será desenvolvido na comunidade pela prefeitura de Macaé, através do Programa Macaé Cidadão.

O projeto visa o desenvolvimento sócio-cultural de adolescentes e adultos, envolvendo escolas, associações de moradores, igrejas e Secretaria Municipal de Educação. Segundo a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes, em reunião com a comunidade, realizada no Setor Administrativo Marrom em 2004, surgiu a idéia de que os jovens precisavam, além das atividades esportivas e de lazer que ali já acontecem , da oportunidade de trabalhar com a música.

- A solicitação foi estudada e o Macaé Cidadão partiu para a elaboração do projeto, desenvolvido por assistente social e musicista Márcia Coutinho Estulano. Com o projeto pronto, o Macaé Cidadão conseguiu que o presidente da Ampra, Paulo Madrid , gentilmente cedesse o espaço para as aulas, que terão início na próxima quarta-feira, das 17 às 19h, disse Amélia.

A responsável pelo projeto, Márcia Coutinho Estulano, falou com entusiasmo sobre o “Cantando e Encantando”, que quer aproximar cidadãos moradores de diferentes localidades, usando a linguagem musical para a ampliação da cultura geral. “Os participantes receberão aulas de preparo e educação da voz, além de noções de teoria musical. Uma vez por mês eles vão participar de palestras com profissionais de diferentes áreas, como psicólogos, fonoaudiólogos, professores, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros”, explicou.

O “Cantando e Encantando”, que começa no Parque Aeroporto, será estendido aos demais Setores Administrativo, com formação de corais em cada um desses setores, objetivando que os corais sejam um espaço de integração das comunidades, contribuindo para a melhoria do relacionamento interpessoal dos integrantes.

Participaram do evento, a coordenadora geral do Macaé Cidadão, Amélia Augusta Guedes e a equipe do Macaé Cidadão; Sandra Maria Azevedo, representando o presidente da Ampra, Paulo Madrid; Araken Correa Sabino, presidente da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional da Vila Badejo e Hélio Pinheiro Filho, presidente da Associação de Moradores do Barreto.