O escritor, poeta, ensaísta e professor universitário Affonso Romano de Sant’Anna estará em Macaé na próxima quarta-feira, dia 5, participando de uma palestra. O evento está marcado para às 19h30m, no auditório da Faculdade de Filosofia (Fafima), com entrada franca. Falando sobre a crise atual do Brasil, sobre a cultura de um modo geral e a respeito da importância da leitura e da literatura, além de contar episódios de sua vida, o escritor está participando do projeto “TIM Grandes Escritores”. A Fundação Macaé de Cultura e a prefeitura estão apoiando o evento.
O protejo “TIM Grandes Escritores” chega aos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo em outubro. Em parceria com as prefeituras e secretarias municipais de Cultura, a TIM vai levar três importantes escritores a dez municípios dos dois estados para conversar com o público. Além de Sant’Anna, também vão falar sobre suas vidas e suas obras Marina Colassanti e Zuenir Ventura.
Com o objetivo de promover o hábito de leitura e o amor ao livro, a TIM estará doando livros para as bibliotecas das cidades visitadas. Em Macaé, a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto receberá obras literárias – contos, crônicas, poesias e romances – de autores nacionais. Serão entregues 18 livros de Affonso Romano, 22 de Marina Colasanti, sete de Zuenir Ventura e nove de Fernando Sabino.
Affonso Romano foi presidente da biblioteca nacional, onde realizou reconhecido trabalho na modernização da instituição, na fundação do Proler e na criação do Sistema Nacional de Bibliotecas. Como cronista, substituiu Carlos Drummond de Andrade no Jornal do Brasil. Atualmente escreve para os jornais Correio Braziliense e Estado de Minas. Entre seus últimos livros estão: “Poesia Reunida” e “Sobre os Rios da Babilônia”.