Desde sua estréia, em primeiro de outubro de 2007, o projeto quinzenal Segunda de 1ª, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, da Fundação Macaé de Cultura, atrai um público cada vez maior. No dia 17, o show de André Araújo lotou o Café do Teatro Municipal de Macaé. Nesta segunda (7), a convidada é a sessão de cordas da Orquestra da Primeira Igreja Batista de Macaé.
O Segunda de 1ª acontecerá, às 18h, no ambiente aconchegante do Café do Teatro, que funciona diariamente, a partir das 8h, e é decorado com mobiliário do século XV. O café fica na av. Rui Barbosa, 780, no Centro da Cidade. O projeto, com entrada franca, é patrocinado pelo Banco do Brasil.
A Orquestra da Primeira Igreja Batista de Macaé é fruto do trabalho da professora Priscila Garcia de Sousa e do Maestro Hélio Júnior. O grupo, formado há três anos, conta atualmente com mais de vinte integrantes. Os músicos, com idade entre dois e setenta e seis anos, já se apresentaram em asilos, teatros, seminários e praça. O método de ensino é o Suzuki, que tem como objetivo incluir e integrar. Quem for conferi o próximo Segunda de 1ª terá a oportunidade de apreciar músicas eruditas, populares e sacras.
No último evento, André Araújo, cantou e contagiou a platéia que fez coro em muitas músicas. MPB e o bom samba no repertório fizeram da apresentação um momento de descontração. Nas edições deste ano, a banda Fina Mistura e a Instrumental 2ºSet atraíram um bom público à Praça das Artes. O programa já passou a constar da agenda de muitos macaenses após o expediente de trabalho.
Quartas Culturais faz sucesso em novo formato
Além do Segunda de 1ª , a Escola de Artes Maria José Guedes e Fundação Macaé de Cultura deram novo formato ao outro projeto quinzenal, o “Quartas Culturais”. No dia 26, também às 18h, foi sua estréia com diversas atrações culturais que atraíram para a Praça das Artes do Centro Macaé de Cultura um grande público que chegou a lotar as escadas laterais.
Apresentações de esquete teatral pelo Curso Técnico de Artes Cênicas; musicais de alunos e professores do Conservatório Macaé de Música, dos cantores André Araújo e Cristiane, além do grupo de dança da Catalunya e da oficina Afrolata, projeto da parceria entre a ong Catalunya em Missão e a escola de artes.
As crianças e adolescentes do projeto Catalunya em Missão levantaram o público e tiveram que fazer bis. A alegria da apresentação estava expressa nos rostos dos pequenos artistas que demonstraram talento e dedicação, tanto dançando funk, quanto na bateria de seus instrumentos feitos de material reciclado.
Atualmente, 18 crianças, a maioria da comunidade do Morro de Santana, compõem o Afrolata, que contou com a participação especial do cantor Jones Rodrigues, da Banda C4. Sob a regência do professor Marcelo Pereira, eles interpretaram “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Britto. Segundo a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria Rosa, o órgão tem como missão promover a inclusão sócio-cultural.
De acordo com a coordenadora dos projetos Segunda de 1ª e Quartas Culturais, Ivanda Alfradique, o Quartas Culturais, nessa nova fase, procurará atingir um público mais amplo e completou: “Nosso objetivo é incentivar os alunos da Emarte, artistas e produtores culturais”.