logo

Projetos do CRD promovem mudanças de hábitos para diabéticos

18/10/2007 08:56:11 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis, estimular a diversidade no consumo alimentar e difundir as noções de segurança alimentar, incentivando a adoção de um estilo de vida saudável, o Centro de Referência ao Diabético (CRD), da secretaria Especial de Saúde de Macaé promove há mais de quatro anos o projeto Cozinha Feliz que vem trazendo inúmeros resultados.

A dona de casa Geruza Barbosa, que tem diabetes disse que sua vida mudou depois que passou a freqüentar os projetos do CRD. “Sou uma outra mulher, cheguei aqui há quase dois anos com a glicose sempre acima de 400. Hoje através da alimentação, prática de atividade física e acompanhamento de uma equipe multiprofissional, ela não ultrapassa a taxa normal que é de 110”, conta.

Geruza ressaltou que além de mudar os seus hábitos alimentares, conseguiu conquistar toda a família e passou a aceitar a diabetes. “Sempre que chego com uma nova receita, eles aprovam. É um grande incentivo, pois assim que descobri que estava com a doença não aceitava e conseqüentemente não me cuidava, agora minha vida mudou”, completou.

A nutricionista do CRD, Patrícia Beraldi explica que a maioria das receitas testadas são sugestões dos pacientes, sendo que elas são adaptadas com ingredientes diet e ligth e integrais. Este mês, entre as receitas escolhidas, estão patês, torta salgada de atum, cheesecake de goiaba, entre outros.

A partir do mês de novembro, com a proximidade do verão, serão elaboradas saladas, sucos nutritivos e sanduíches. “Com a chegada do verão as pessoas devem dar preferência a comidas leves e sem gordura, frutas, legumes, além da ingestão de bastante líquido”, alerta. O projeto Cozinha Feliz é realizado toda quarta-feira a partir das 9h, no CRD.