Foto: Divulgação
O secretário, Doniê Matias, falou das ações realizadas pela Igualdade Racial
O Grande Expediente da Câmara Municipal de Macaé, desta quarta-feira (24), contou com a participação do secretário de Promoção e Igualdade Racial, Dorniê Matias, que falou sobre as principais ações realizadas pela pasta.
Ele explicou que entre as ações desenvolvidas pela secretaria está a confecção de uma revista em quadrinhos que conta a história de Carukango, um dos personagens históricos mais importantes, não só para Macaé, mas também para Conceição de Macabu.
“Essas revistas em quadrinhos serão distribuídas para os estudantes do Ensino Fundamental I”, acrescentou.
Além disso, Dorniê informou sobre uma capacitação que será realizada com agentes da força de segurança do município, prevista para acontecer nos meses de agosto e setembro, para saber lidar melhor com as questões de racismo no seu dia a dia de trabalho.
O secretário respondeu também sobre alguns questionamentos de vereadores, como a aplicação da lei no caso de intolerância religiosa sofrida recentemente por uma manicure, moradora do bairro Lagomar.
“Estamos acompanhando de perto, mas infelizmente os processos são longos e requer que tenhamos bastante paciência”, ressaltou.
Outro caso levantado durante a participação da Secretaria de Igualdade Racial foi sobre uma moça que sofreu racismo em um quiosque na Praia do Pecado.
“Nós também acompanhamos de perto, tudo que aconteceu e a questão ainda está em andamento, e o estabelecimento continua aberto”, disse.
O presidente da Câmara Municipal, Nilton César Moreira, agradeceu a presença do secretário Dorniê e ressaltou a importância de políticas públicas nessa área para o município e que a conscientização deve começar com a educação da sociedade.
“Temos que avançar, pois grande parte da população macaense é negra. A nossa cidade não pode aceitar mais esse tipo de crime”, ressaltou.
Serviço
A Secretaria de Promoção e Igualdade Racial fica no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466, 1º andar, Centro. Contatos pelos telefones: (22) 99104-7284; Disque Racismo: (22) 99244-7709. E-mail: seppirmacae@gmail.com. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.