logo

Pronta Ação segue com atividades na Fronteira

31/03/2022 17:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (31) foram realizadas demolições de três imóveis na avenida Beira Mar

Dando continuidade ao trabalho de desocupação de imóveis em área de risco, nesta quinta-feira (31) foram realizadas demolições de três imóveis na orla do bairro Fronteira. A ação foi realizada pela estrutura da Pronta Ação: Defesa Civil, Habitação, Ordem Pública, Desenvolvimento Social, Serviços Públicos e Meio Ambiente. No dia 24, outras três casas também passaram por demolição.

Neste mês de março, foram efetuadas 26 demolições, na avenida Beira Mar, na Fronteira, para que a área não seja novamente ocupada com imóveis irregulares que possam causar risco aos moradores. A ação só acontece mediante termo de demolição assinado e com a ausência de pessoas no local.

Antes das demolições, nos últimos 30 dias aconteceu trabalho de remoção das famílias, que são encaminhadas para programas habitacionais do município. "A ação é contínua, pois esse trecho com moradias irregulares é suscetível à marés e tempestades. Para isso, consideramos essencial que os moradores sigam as orientações da equipe de Desenvolvimento Social, que repassa instruções quanto à importância da saída do imóvel em local de risco. O trabalho é contínuo, a nossa pasta executa ainda o monitoramento de outros pontos como no Morro Santana”, pontua o secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson Florêncio.

Ainda de acordo com Joseferson, quem ainda mora em áreas de risco deve procurar as secretarias de Habitação ou a Adjunta de Defesa Civil para que sejam iniciadas as ações e estratégias que as levem para um local mais seguro.

Vale lembrar, que a Secretaria de Desenvolvimento Social oferece toda estrutura social para amparar as famílias que saíram da área de risco. Cada demanda é avaliada, podendo ser disponibilizado abrigo temporário, aluguel social, transporte para mudança e, se for de opção do morador, ir para a casa de parentes.

Macaé segue a Lei 3.278/2009, que trata de mecanismos da Política Municipal de Habitação de Interesse Social - PMHIS, no Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social – FMHIS e em seu Conselho Gestor e no Sistema de Informações Habitacionais de Interesse Social – SIHIS.


Fotos Relacionadas