logo

Prossegue até este domingo (9),a validação presencial do PSS para Agentes de Acolhimento Institucional

08/11/2025 19:23:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Prossegue até este domingo (9),a validação presencial do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária de Agentes de Acolhimento Institucional , das 9h às 16h, no auditório do Paço Municipal. O espaço é localizado na Avenida Presidente Feliciano Sodré, nº 534, Centro. Os candidatos deverão apresentar documento oficial com foto e comprovante impresso da pré-inscrição, conforme o Edital nº 005/2025.São oferecidas 55 vagas: 39 de ampla concorrência, 5 reservadas a pessoas com deficiência (PCD) e 11 destinadas a pessoas negras (pretas e pardas), O PSS é organizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Acessibilidade e Economia Solidária

O pré-cadastro foi iniciado na última quarta-feira (4) e podem ser realizadas exclusivamente , aqui, no site oficial da Prefeitura até sábado (8) - conforme horário de Brasília. Alguns que foram ao Paço Municipal neste sábado (8) realizar a validação confirmaram que estão na fase de expectativa, foco nos estudos e vontade de trabalhar. A universitária Paloma Araújo é uma delas. A moradora do Aeroporto comentou que quando soube do edital, logo fez questão de se pré-inscrever.


“Atuar nas unidades do Cemaia será muito gratificante. Estou estudando, pois desejo muito ser aprovada", contou a estudante de Biomedicina.



Já Bruna Azevedo Fidélis afirmou que se classificar no PPS é a realização de um desejo antigo.


“O trabalho com os atendidos do Cemaia é de muita responsabilidade, dedicação e amor. Eu já trabalhei no projeto Lara, em Campos, que realiza um atendimento um pouco semelhante e me identifiquei muito com esta área. Desejo muito ser selecionada. Estou estudando muito”, comentou. Da mesma opinião é Andrea Xavier, a moradora do Jardim Vitória comentou que está é uma oportunidade ímpar. “ Este edital foi publicado no momento certo. Espero que o meu conhecimento que estou adquirindo no curso de Pedagogia faça diferença durante a avaliação. Quero muito ser aprovada e poder contribuir com este trabalho que envolve proteção, bem-estar, reintegração e inclusão”, salientou.



O processo tem como objetivo atender necessidades temporárias de interesse público, especialmente nas unidades municipais de acolhimento inseridas na Proteção Social Especial do SUAS, entre elas os Centros de Acolhimento Municipal para Crianças e Adolescentes (Cemaia), que atendem crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS – Lei nº 8.742/1993) e as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para a Proteção Social Especial.

A remuneração é de R$ 1.914,64, para carga horária semanal de 40 horas. As reservas e critérios de verificação seguem o disposto no edital.

Vale lembrar, que a prova objetiva, de caráter classificatório, será aplicada no dia 30 de novembro, das 9h às 12h, em local a ser divulgado no site da Prefeitura. A avaliação contará com 15 questões de Língua Portuguesa (peso 2), 15 de SUAS (peso 4) e 10 sobre Conhecimentos de Macaé (peso 1). O gabarito será publicado no mesmo dia, a partir das 14h. O resultado final está previsto para 11 de dezembro, com início dos contratos em 15 de dezembro. Critérios de eliminação e desempate estão descritos no edital.

O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, ressaltou que o Processo Seletivo Simplificado representa mais uma conquista e avanço na gestão pública, ao unir critérios técnicos, transparência e compromisso social.


“O PSS fortalece a rede municipal de acolhimento, contribuindo com a ampliação da capacidade operacional das equipes e assegura que o ingresso de novos profissionais seja orientado por mérito e preparo, sendo conduzido com base na legalidade, na transparência e na valorização do potencial humano nos espaços voltados para atendimento e proteção de crianças e adolescentes, como os Cemaias. Além da seleção, os aprovados no curso de formação promovido pela Escola do Servidor garantirão a capacitação inicial e contínua dos novos agentes. A iniciativa reforça a integração entre as políticas de Gestão de Pessoas e de Desenvolvimento Social”.




Prova- A prova objetiva, de caráter classificatório, será aplicada no dia 30 de novembro, das 9h às 12h, em local a ser divulgado no site da Prefeitura. A avaliação contará com 15 questões de Língua Portuguesa (peso 2), 15 de SUAS (peso 4) e 10 sobre Conhecimentos de Macaé (peso 1). Já o gabarito será publicado no mesmo dia, a partir das 14h. O resultado final está previsto para 11 de dezembro, com início dos contratos em 15 de dezembro.


Fotos Relacionadas