logo

Prossegue capacitação dos jovens Nova Vida

25/08/2015 15:15:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Desenvolvimento pessoal se une ao crescimento profissional com capacitação

A parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (FSMA) para qualificar os jovens que participam do Programa Nova Vida (PNV) teve continuidade nesta terça-feira (25), no auditório do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão. “Orientação Profissional” foi o tema deste terceiro encontro, ministrado pelo professor Marcello Santos e sua equipe de formandos em psicologia.

A capacitação é para o mercado de trabalho, com a realização de cursos cujo foco é o desenvolvimento pessoal e profissional, incluindo testes vocacionais para os 145 jovens com idade entre 14 e 17 anos e 11 meses, estudantes da rede pública da cidade de Macaé. São dez módulos e cada um terá quatro horas de duração, sendo realizado uma vez por mês, totalizando 40 horas.

Os participantes já estagiam em diversos órgãos municipais, estaduais e federais por um período de quatro horas diárias no contraturno escolar e recebem bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo.

Na abordagem desta terça-feira, as estagiárias de psicologia Kelly Peçanha e Etyenne Sampaio, que são supervisionadas pela professora Katia Nahum, destacaram que a orientação profissional/vocacional consiste num processo de avaliação psicológica das aptidões, interesses e características pessoais, complementada com informação escolar e profissional atualizada.

- O procedimento da orientação vocacional consiste não só na aplicação de testes, mas no autoconhecimento e na busca sobre quais são as profissões compatíveis e as influências da escolha. Os interesses e as capacidades dos estudantes são de extrema importância e devem ser ponderadas as escolhas no momento de decidir – explicou Kelly.

Objetivos fundamentais da Orientação Vocacional – Um dos objetivos da orientação é informar acerca dos vários desafios de futuro, dos riscos e apostas a fazer, das vantagens e dificuldades das várias saídas escolares e profissionais. Além disso, diagnostica interesses e motivações, personalidade e competências, expectativas, valores e aconselhamento na tomada de decisão. A orientação profissional prepara o estudante para concorrer ao ensino ou para a transição para a vida ativa, nos casos em que os alunos não pretendam continuar os estudos.

Participaram do treinamento as formandas de psicologia Dalva Alves, Celeste Ribeiro, Adriane Mendes e Bárbara Nunes.



As atividades da parceria seguem a programação:


  • Dia 29/9 – “Administração do Tempo”, com a professora Ana Cristina Lousada;

  • Dia 27/10 – “Desenvolvimento Sustentável: compromisso com as futuras gerações”, com o professor Marcos dos Santos;

  • Dia 24/11 – “Ética”, com os professores Junior Guzzo e Sílvia Lourenço.