logo

Prosseguem ações para a construção do canal de drenagem no Visconde

02/10/2009 10:35:56 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Homens e máquinas efetuam a retirada das raízes das árvores e limpam a área onde o canal será instalado

A prefeitura de Macaé, através do consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas ações do Programa Água Limpa, que tem a fiscalização da secretaria de Obras Públicas (Semop), prossegue as ações para a construção do canal na Rua Prefeito Antônio Curvelo Benjamin, no Visconde de Araújo, para ampliar a captação das águas pluviais da região, com o objetivo de acabar com os alagamentos.

As obras de construção desse canal acontecem depois da derrubada das árvores do canteiro central dessa rua e estão incluídas na primeira fase do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé.

Nesta semana, estão no local homens e máquinas efetuando a retirada das raízes das árvores e limpeza da área onde o canal será instalado. De acordo com informações do engenheiro Edílson Ferreira, do consórcio CBPO/Zadar, o canal será montado com blocos pré-moldados e terá seis metros de largura, por 2,50 metros de altura. As placas já estão sendo concluídas no canteiro de obras para serem instaladas. Segundo ele, o canal terá grande importância para captar as águas pluviais da região.

O engenheiro informa que a empresa está aguardando a Ampla atender ao pedido e vir ao local para instalação de ponto de luz para o uso de bombas importantes para as obras. Edílson coloca ainda que o canal terá 220 metros de extensão e vai receber toda drenagem da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna), encaminhando a drenagem para o Canal Fábio Franco, onde a prefeitura está aumentando a vazão, através de instalação de pontes pré-moldadas. “Daí, o deságüe será feito para a elevatória da Télio Barreto, que encaminhará as águas para o Rio Macaé, completando a drenagem de toda essa região”, diz o engenheiro.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, também ressalta a importância do canal da Antônio Curvelo Benjamim para o deságüe das águas pluviais da região do Campo do Oeste, Visconde de Araújo, Miramar, Sol y Mar, entre outras. “Os alagamentos nessa região sempre ocorreram, porque as galerias pluviais estavam subdimensionadas e saturadas. Com as ações do Programa Água Limpa nessa área da cidade buscamos o fim dos alagamentos nessa região”, coloca Tadeu, ressaltando mais uma vez a prioridade do Programa Água Limpa para o governo do prefeito Riverton Mussi.

- O prefeito assumiu o compromisso da macrodrenagem e da expansão do saneamento básico do município com o Programa Água Limpa. A prefeitura está investindo para a Macaé do futuro, com ações que visam melhor qualidade de vida aos moradores”, explica o secretário.

Prefeitura aguarda também que Ampla instale ponto de luz para prosseguir obras da quarta ponte

Juntamente com a construção do canal da Antônio Curvelo Benjamim, prosseguem as obras de instalação da quarta ponte sobre o Canal Fábio Franco, situada na subida do Morro de Santana. Para a continuidade das obras, a prefeitura também está aguardando que a Ampla instale no local um ponto de luz para o uso das bombas que vai possibilitar a instalação das placas pré-moldadas. Segundo informações do consórcio CBPO/Zadar, as placas pré-moldadas já estão no local aguardando o atendimento da Ampla à solicitação da prefeitura.

Prefeitura adquire mais duas bombas de sucção para ampliar a drenagem

Outra informação importante para a macrodrenagem de toda essa região foi repassada pelo engenheiro Sérgio Santos, da Semob, que faz a fiscalização das obras: chegam na próxima semana ao município mais duas bombas de sucção, adquiridas pela prefeitura para serem instaladas na Elevatória da Télio Barreto com o objetivo de ampliar a vazão das águas pluviais em direção ao Rio Macaé. Segundo ele, as bombas vão duplicar a vazão das águas de chuvas para acabar com os alagamentos de toda aquela região.