logo

Prosseguem as obras de macrodrenagem

09/02/2011 16:40:47 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Na ligação da Avenida Curvello Benjamin com o canal Fábio Franco na Linha Vermelha, está bastante adiantada

Continuam as obras do programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico do município. Esse programa é prioritário para a administração municipal, como coloca o prefeito Riverton Mussi, para solucionar os problemas de alagamentos em áreas mais baixas na cidade, além de ampliar o recolhimento e tratamento do esgoto. As obras prosseguem em ritmo acelerado, aproveitando os dias de tempo bom na cidade, no bairro Visconde de Araújo, na Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), onde as equipes trabalham na ampliação e remodelação do canal e em outras frentes de obras.

As obras estão sob a responsabilidade do Consórcio CBPO/Zadar, vencedor da licitação, sob a fiscalização da Secretaria de Obras Públicas (Semop). De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, a expectativa é que a primeira fase do programa esteja concluída até abril.

– Nosso objetivo é acabar de vez com os alagamentos na Avenida Evaldo Costa e nos bairros próximos, dando melhor qualidade de vida à população, disse o secretário Tadeu.

A ampliação do canal da Avenida Evaldo Costa vai aumentar o escoamento da água pluvial de 1,5 mil litros por segundo para dez mil litros por segundo. Nesse canal, estão sendo instaladas galerias retangulares com seis metros de largura por dois de altura. A nova rede de drenagem pré-moldada substitui os pequenos tubos de 1,2 metro de diâmetro do antigo canal que estava totalmente assoreado.

Uma das frentes de obra do Programa Água Limpa, a Travessia Três, na ligação da Avenida Curvello Benjamin com o canal Fábio Franco na Linha Vermelha, está bastante adiantada, faltando apenas a última parte, considerada a mais complicada por interromper além do fluxo de água do canal o fluxo do trânsito. Aproveitando os dias de sol forte, as obras prosseguem em ritmo acelerado no local.

Segundo o engenheiro João Roberton Bestechi, gerente de obras do Consórcio CBPO/Zadar, a interligação desses canais estará concluída até o final deste mês, faltando apenas para a conclusão a cobertura da área do canal, que será iniciada logo após. “Com o tempo bom, sem chuva, nosso trabalho prossegue dentro do cronograma”, colocou o engenheiro.

Outra frente acontece na Travessia Um, que liga as avenidas Evaldo Costa e Curvello Benjamin, onde também está sendo feita a interligação desses canais. Segundo informou a CBPO, nesse local o concreto para o fundo e laterais do canal está sendo feito in loco, o que demora um pouco, mas mesmo assim as obras prosseguem em ritmo normal.

A segunda fase do Programa Água Limpa prevê, para iniciar ainda este ano, a continuação da ampliação do canal da Antônio Curvelo Benjamim. Esse canal está pronto descendo a Rua Antônio Curvelo Benjamim, da esquina da Evaldo Costa até a esquina com a Linha Vermelha. Na segunda fase, ele será ampliado a partir da esquina da Evaldo Costa, subindo a Antônio Curvelo.

Outras frentes de obras estão em andamento no Programa Água Limpa: a construção da elevatória na Rua Télio Barreto, que vai bombear a água pluvial até o Rio Macaé, e ainda novas frentes no Canal da Evaldo Costa, uma localizada a partir da Rua Opala e a outra a partir das imediações do Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt até o local onde o canal começa. Para agilizar as ações nessas novas frentes, a empresa responsável está utilizando novos equipamentos e contratando novos operários.




Fotos Relacionadas