As reuniões de mobilização para a quarta Conferência Municipal da Cidade continuam. Depois dos setores administrativos um, dois e três, na noite de segunda-feira (13) foi a vez do setor quatro, que compreende os bairros Centro, Imbetiba, Cajueiros e Alto dos Cajueiros.
Representantes destas localidades participaram da reunião, realizada pela comissão preparatória, na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O objetivo é apresentar aos moradores o que é a conferência e, assim, incentivar o envolvimento da população no encontro que acontecerá entre os dias 24 e 26 de maio, na Cidade Universitária.
Para a presidente da Associação de Moradores do Cajueiros, Benedita Caetano, a iniciativa promove a integração entre os representantes das comunidade, além de criar uma proximidade com o governo. “É a primeira vez que percebo o interesse em saber o que os moradores consideram de melhor para a cidade. Também estamos tendo mais acesso e parceria”, ressaltou Benedita.
A participação popular na Conferência é fundamental para o desenvolvimento urbano dos próximos anos. Por isso, o cronograma de reuniões prossegue nesta terça-feira (14) no setor administrativo cinco, na Associação da Barra, a partir das 18h. Na quarta-feira (15), o encontro será no setor administrativo seis, na Associação de Moradores do Parque Aeroporto (Ampra), no mesmo horário.
Os setores oito, nove, dez e 11 (Glicério, Córrego do Ouro, Frade e Cachoeiras de Macaé), estarão reunidos na quinta-feira (16), no Colégio Pedro Adami, em Córrego do Ouro. Para encerrar, a mobilização no setor sete (Sana) acontecerá na sexta-feira (17), no Colégio do Sana.
Os interessados em participar da Conferência podem fazer suas inscrições pelo site da Prefeitura de Macaé (
clique aqui para acessar a página de inscrição). O encontro está aberto para toda a população, mas quem desejar ser delegado, ou seja, ter o direito de voto, será necessário ser indicado por alguma instituição.
A proposta do governo é estabelecer metas para enfrentar os problemas da cidade, além de indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades, que irá elaborar o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, envolvendo as áreas de Habitação, Mobilidade, Saneamento, Ambiente e Urbanismo.
Durante a conferência, os delegados vão discutir as propostas para o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Num segundo momento, as prioridades do município até 2016. Por fim, acontecerá a eleição de um novo Conselho da Cidade de Macaé e dos delegados para a conferência estadual. As entidades da sociedade civil organizada que tiverem interesse em concorrer a uma vaga no conselho têm até o dia 23 de maio para se habilitar. As inscrições são feitas na Câmara Permanente de Gestão (CPG) e na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).
Programação - No dia 24, a abertura será à noite, seguida da aprovação do regimento. No dia 25, haverá palestra sobre o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano, no turno da manhã, e à tarde, acontecem os grupos de debate. No dia 26, de manhã, acontecem palestras e, à tarde, será elaborada uma ata de proposições para apresentação ao Chefe do Executivo.
Conheça os próximos setores administrativos que vão receber a reunião:
Administrativo 5 – Dia 14 de maio (Associação da Barra): Barra, Nova Esperança, Nova Holanda, Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima, Parque União e Fronteira.
Administrativo 6 – Dia 15 de maio (Associação de Moradores do Parque Aeroporto): Parque Aeroporto, Parque Atlântico, São José do Barreto, Engenho da Praia, Lagomar e Cabiúnas.
Administrativo 7 – Dia 17 de maio (Colégio do Sana): Sana
Administrativos 8, 9, 10 e 11 – Dia 16 de maio (Colégio Pedro Adami/ Córrego do Ouro)