logo

Proteção animal e segurança marcaram a Festa do Frade

07/06/2024 12:54:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Fiscalização foi fundamental para sucesso do evento

A tradicional Festa do Frade, na região serrana de Macaé, foi realizada com segurança para os visitantes e também com foco na proteção animal. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Animal desempenhou papel essencial nesse sentido, promovendo, durante o evento, que aconteceu no último fim de semana, boas práticas e a cultura de proteção animal.

Para realizar a cavalgada, um dos pontos mais esperados da festa, os organizadores participaram de reunião com a secretaria para tratar sobre as condições de segurança dos animais e dos cavaleiros. Eles foram orientados sobre os procedimentos da fiscalização que aconteceu durante o evento.

Os organizadores disponibilizaram um veterinário de prontidão durante a cavalgada como responsável técnico para acompanhar todo o trajeto desde a partida, em Córrego do Ouro, até o Frade.

Além da Proteção Animal, a ação contou com duas viaturas do Programa de Integração na Segurança (Proeis) que deram suporte à equipe da prefeitura. As equipes estavam preparadas para adotar as medidas necessárias em caso de condutas inadequadas no trato animal, mas o evento ocorreu com normalidade. O trabalho da fiscalização se concentra, principalmente, em agressão, exaustão, privação de alimentação e hidratação ou outras iniciativas que coloquem em risco a saúde e a vida do animal.



“A presença ostensiva das equipes da secretaria e da Polícia Militar foi essencial para garantir a tranquilidade do evento. Os participantes sabiam que a própria comunidade, que participava como espectadora, poderia a qualquer momento recorrer às equipes para fazer denúncias e fornecer informações sobre desvios da finalidade do passeio. Com o passar do tempo e a presença efetiva dos órgãos fiscalizadores, a conscientização sobre o cuidado e a proteção da saúde dos animais aumenta, tornando os eventos mais festivos e harmoniosos entre humanos e animais”, destacou a secretária, Cristiane Paquini.



Ela lembrou que maus-tratos a animais é crime. Quem quiser colaborar com o trabalho da secretaria pode denunciar pelo email: protecaoanimal@macae.rj.gov.br ou pelo WhatsApp (22) 99105.1769.


Fotos Relacionadas