A Secretaria de Educação de Macaé iniciou no dia 29 de novembro as provas do Sistema de Avaliação de Educação Brasileira (SAEB). As provas acontecem em todos os municípios e é realizada de dois em dois anos.
A Superintendente Pedagógica da Secretaria de Educação de Macaé, Balade Ayala, explica que a prova vai diagnosticar, por meio de avaliações externas em larga escala, alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Faz também, por amostragem, algumas escolas no país no segundo ano do Ensino Fundamental. Esse ano a escola que já fez a avaliação foi a Escola Municipal Professora Sandra Maria Araújo”, explicou.
Ela ressaltou a importância do SAEB, pois por meio dele dá para avaliar a educação no Brasil, ele fornece dados que são fundamentais para entender o desempenho e o avanço dos alunos, e também para poder planejar políticas públicas.
“O SAEB também é importante para as escolas, porque elas passam a entender como estão, e verificar se precisam mais investir em língua portuguesa, em matemática e também ter uma referência em relação a elas com a média do município, a média do Estado e a média do país. O SAEB faz um retrato sobre essa avaliação e a proficiência em língua portuguesa, em matemática, que vai ser um dos indicadores no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB)”, completou.
Balade conclui dizendo que o SAEB é importante para o aluno, porque ele se avalia, se conhece, e é importante para o professor, diretor, secretarias e a equipe como um todo.
As provas serão aplicadas até o dia 14 de novembro.