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Provinha Brasil será aplicada em abril

13/04/2011 10:20:26 - Jornalista: Grazielle de Marco

A rede municipal de ensino está se preparando para aplicação da Provinha Brasil. A avaliação, que será aplicada para os alunos matriculados no 2° ano de escolaridade do ensino fundamental, está prevista para acontecer na segunda quinzena do mês de abril em 40 escolas municipais.

Em Macaé, a Provinha Brasil vai acontecer em 134 turmas. Esta será a primeira etapa, o segundo momento vai acontecer no mês de novembro com a conclusão dos índices de leitura e escrita e adoção de medidas pedagógicas. A expectativa da Secretaria de Educação de Macaé (Semed) é obter bons resultados do processo ensino-aprendizagem da rede municipal.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a avaliação tem o objetivo de verificar a aprendizagem de alunos do segundo ano de escolaridade de leitura e escrita, habilidades e competências que devem ser adquiridas na alfabetização.

Diante da Provinha Brasil, os professores da rede municipal terão a possibilidade de obter informações sobre o nível de alfabetização dos alunos logo no começo do processo de aprendizagem. “Através da avaliação poderemos identificar os problemas das crianças na alfabetização, auxiliar os professores a definirem estratégias pedagógicas para superá-los, apoiar a prática docente e oferecer subsídios aos profissionais da Educação”, diz o secretário .

Processo avaliativo - A prova será aplicada pelos próprios professores nos turnos da manhã e da tarde. O processo não tem fins classificatórios, mas o de fornecer à escola resultados que auxiliem na gestão do ensino. O nome da avaliação é uma referência à Prova Brasil, também realizada pelo MEC, que avalia a qualidade do ensino nos 5º e 9º anos de escolaridade.

A novidade é que, a partir do mês de agosto, chegará às redes de todo o país o Kit da Provinha Brasil de Matemática. A Provinha de Matemática também será direcionada ao 2º ano do Ensino Fundamental, que poderá ter seus conhecimentos de alfabetização avaliados tanto em língua portuguesa quanto em matemática, o que produzirá um diagnóstico da aprendizagem das crianças.