logo

Próxima etapa da Cidade Universitária é a construção de mais dois prédios

12/07/2007 14:08:30 - Jornalista: Janira Braga

A próxima etapa da Cidade Universitária – inaugurada na quarta-feira (11) na Linha Verde – será a construção de mais dois prédios com 30 salas de aula cada. A informação foi passada pelo prefeito Riverton Mussi, que destacou o objetivo da prefeitura de transformar Macaé em um grande pólo de desenvolvimento de Ensino Público.

– Vamos dar início à segunda etapa da Cidade Universitária e entregar a obra no próximo ano. Enquanto isso, vamos continuar trabalhando para a instalação de novas universidades e outros cursos no local – destacou o prefeito, ressaltando que as universidades federais Fluminense (UFF) e do Rio de Janeiro (UFRJ) serão as primeiras públicas a serem instaladas no complexo de Ensino Superior.

Da UFF, estão confirmadas as graduações em Administração e Ciências Contábeis. O curso de Administração da UFF tem ênfase em Turismo. Pela UFRJ estão confirmados os cursos de licenciatura plena em Biologia, em Química e o Bacharel em Farmácia. Os cursos de Química e Farmácia começam em 2008, quando, junto com a graduação em Biologia – que hoje funciona no Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem) – serão instalados na Cidade Universitária.

A participação do Ministério da Educação (Mec) nas parcerias com universidades públicas foi apontada como fundamental pelo prefeito. “Tanto a UFRJ quanto a UFF são nossas parceiras, mas o Mec é fundamental para avalizar essas parcerias”, pontuou o prefeito, acrescentando que o Mec pode ajudar a prefeitura a consolidar a cidade como referência em excelência de Ensino Público.

A primeira fase da Cidade Universitária foi inaugurada com presença do governador Sérgio Cabral, que assumiu compromisso com a classe estudantil de retomar as conversas para a parceria entre a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte) e a UFF para a retomada da graduação em Direito da UFF em Macaé.

Além da UFF e da UFRJ, o curso de graduação de Sistema de Informação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), mantida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), da prefeitura, será transferido para a Cidade Universitária. Os cursos de Administração e Engenharia de Produção da FeMASS – aprovados nesta semana pelo conselho de educação – irão para a Cidade Universitária. A graduação em Administração da FeMASS terá ênfase em Logística e Administração Pública.