O Programa Saúde Família (PSF), da Prefeitura Municipal de Macaé, visando levar uma educação preventiva a todas as comunidades atendidas pelo programar e também aumentar o número de famílias beneficiadas, ampliará seu funcionamento para todo último sábado de cada mês, de 8h às 14h. Este final de semana, o programa realiza a campanha de vacinação contra paralisia infantil em crianças de zero a cinco anos em todos os PSF da cidade.
No último sábado de cada mês, serão realizados trabalhos juntos às comunidades atendidas, dando prioridade aos cadastrados no programa que não podem comparecer em dia de semana por conta de trabalho. De acordo com o coordenador do PSF Edílson Simões, o funcionamento sábado aumentará o número de pacientes atendidos. “A nossa equipe estará mobilizada para atender todos os beneficiados, lembrando que, nossa prioridade além da educação preventiva, são os programas de prevenção de câncer do cólon do útero e imunização. Muitos cadastrados nunca fizeram exames porque trabalham o dia todo e não conseguem vir ao PSF”, ressalta Simões.
O coordenador cita que a educação preventiva será através de trabalhos expositivos. “Vamos orientar a comunidade com estandes exibindo nosso trabalho e folhetos informativos. Além disso, disponibilizaremos dentista, nutricionista, assistente sociais, fisioterapeuta, clínico geral, e enfermeiros para complementarem os atendimentos”, diz, acrescentando que ampliar o funcionamento do PSF também aos sábados é uma solicitação do Prefeito Riverton Mussi para melhorar a qualidade da saúde da população macaense e da preocupação do secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, em contemplar as comunidades atendidas pelo programa.
O programa realizará ainda visita domiciliar, em parceria com agentes de saúde, para conversarem com as famílias que não são encontradas durante a semana e cadastrá-las para que possam ser beneficiadas com os atendimentos feitos pelo PSF.