PSF cadastra moradores da comunidade do Dique

31/05/2007 15:53:25 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Com o objetivo de cadastrar e oferecer um melhor atendimento aos moradores da comunidade do Dique, localizada entre os bairros Virgem Santa e Malvinas, a secretaria de Saúde de Macaé, através da unidade do Programa Saúde da Família da Virgem Santa, iniciou está semana o mutirão da saúde.

De acordo com o enfermeiro responsável pela unidade, Edson Pereira e Silva, já foram cadastradas 23 famílias, a expectativa é de que este número chegue a 50.

- É uma comunidade nova e muitos moradores quando precisavam de assistência médica procuravam outras unidades, mas a partir do cadastro eles serão referenciados para o PSF da Virgem Santa, onde receberão atendimento médico, odontológico, pediátrico, nutrição, de fisioterapia e assistência social - acrescentou.

A dona de casa Natalina de Lurdes Dutra, 66 anos, ex-moradora do bairro Botafogo, onde recebia o atendimento do PSF local, diz estar feliz em saber que poderá dar continuidade ao tratamento na sua nova residência.

- Moro aqui faz pouco tempo e receber a visita do médico, enfermeira e a agente comunitária é uma satisfação muito grande. Não consigo andar direito e não tenho como ir ao posto, eles até trazem o meu remédio - declara.

O coordenador do PSF, Edílson Simões, ressalta que também faz parte do trabalho da equipe traçar o perfil epidemiológico da população local, já que a mesma foi formada recentemente, avaliando o perfil nutricional, captando os hipertensos, diabéticos, gestantes para o pré-natal, verificação das carteiras de vacina, entre outros.

Edílson lembra que o PSF tem como prioridade a promoção, a proteção e a recuperação da saúde do indivíduo e da família, levando em conta seu ambiente.

- O PSF está integrado a outros programas como o saúde da criança, da mulher, a Catan (Coordenadoria da área técnica de alimentação e nutrição), DST/Aids, controle da tuberculose e hanseníase, entre outros, visando a promoção de ações intersetoriais - conclui.