A secretaria de Saúde de Macaé, através da coordenação do Programa Saúde da Família (PSF), realiza nesta quinta-feira (31), a partir das 09h, o mutirão da saúde na comunidade do Dique, próximo ao bairro da Virgem Santa.
Segundo o coordenador do PSF, Edílson Simões, o objetivo do trabalho é traçar o perfil epidemiológico e fazer o cadastramento da população do local, já que a mesma foi formada recentemente. Os moradores desta comunidade serão atendidos no PSF da Virgem Santa.
Edílson explica que devido à proximidade entre os bairros Virgem Santa e Malvinas os moradores da comunidade do Dique utilizavam os serviços do PSF dos dois bairros.
- Queremos com este trabalho formalizar o atendimento destas famílias, que já recebiam toda assistência de saúde disponível na rede municipal de saúde - acrescentou.
A equipe do PSF realizará diversas ações durante o mutirão como: aferição de pressão arterial, levantamento da situação vacinal, encaminhamento para medição de glicemia capilar, para inserção nos grupos de hipertensos e diabéticos. O PSF da Virgem Santa possui atualmente 470 famílias cadastradas.
PSF – O Programa Saúde da Família em Macaé, conta com 28 unidades e atende 56% da população e conta com uma equipe multidisciplinar. O coordenador ressalta que o Ministério da Saúde preconiza que a equipe do PSF possua médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agente comunitário de saúde.
Com uma política de saúde voltada para a melhoria da qualidade de vida da população, o PSF em Macaé conta ainda com dentista, fisioterapeuta, assistente social e nutricionista. Edílson lembra que 82% do programa são custeados com recursos municipais e a outro percentual é oriundo de recursos federais.