logo

PSF de Córrego do Ouro comemora XIV Semana Mundial de Amamentação

25/08/2005 17:29:21 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Unidade de Saúde e o Programa de Saúde da Família (PSF) de Córrego do Ouro, realizaram nesta quinta-feira (25), várias atividades em comemoração a XIV Semana Mundial da Amamentação, um evento da prefeitura de Macaé, através da secretaria de Saúde. A Semana Mundial de Amamentação, que segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde, teve início no dia 22, e termina dia 28 de agosto.

Em Macaé, a Semana Mundial de Amamentação vem sendo comemorada em todas as Unidades de Saúde e PSFs, desde a sede e subdistritos até os distritos da região serrana. O tema deste ano é “Do Peito à Comida Caseira: Saúde a Vida Inteira”.

Como o aleitamento materno é um ato de promoção à saúde das crianças, mães, família, sociedade, mas acima de tudo de amor, a secretaria municipal de Saúde organizou palestras, seminários, painéis com orientações e vídeos para profissionais e população, até divulgação de material educativo e apresentação de peça teatral. De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Diogo, a realização do evento na cidade reforça ainda mais os trabalhos já desenvolvidos.

Em Córrego do Ouro, as atividades foram dirigidas pelos profissionais do PSF local, que reuniu várias mães que estão amamentando para conversar sobre a importância da amamentação. O evento contou com o apoio da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e do Nuam – Núcleo de Atendimento à Mulher.

Inicialmente, foi apresentada uma peça teatral, com profissionais do PSF, mostrando as vantagens do leite materno e os benefícios da amamentação. Em seguida, a assistente social do Nuam, Luiza Santana, e a psicóloga Madalena Guerra, também expuseram a importância da amamentação e falaram sobre a violência cometida contra as crianças quando a mãe se recusa a amamenta-las. “A falta da amamentação prejudica a criança e a relação mãe e filho. Uma relação singular, já que só existe entre eles”, disse a psicóloga.

O enfermeiro do PSF, Gustavo Alexandre Pereira, e a médica Lícia Andréia de Oliveira, responderam tiraram as dúvidas das mães sobre a amamentação e falaram sobre seus benefícios para a criança. Participaram do evento os seguintes profissionais do PSF de Córrego do Ouro: fisioterapeuta Roberto Anchieta Alexandre, os auxiliares de enfermagem e quatro agentes comunitários de Saúde da localidade, Emanuela, Adriana, Rossana e Elizabeth. Foram distribuídos folders informativos e um lanche.

Rede tem profissionais capacitados para
atender às gestantes e recém-nascidos

O secretário municipal de saúde, Fernando Diogo, ao abrir a Semana Mundial da Amamentação em Macaé, fez a colocação: “Atualmente todas as unidades de saúde da rede municipal contam com profissionais capacitados para realizar procedimentos padronizados, que sistematizam as ações desde o pré-natal, com grupos de gestantes, puerpério e puericultura, e também orientações individuais”.

Leite materno – único alimento até os seis meses

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), até os seis meses de idade o bebê deve ser alimentado, exclusivamente, com leite materno. Após, esse período o aleitamento continua até dois anos ou mais, podendo ser introduzido outro alimento, como, por exemplo, papas. A Semana Mundial da Amamentação teve início em 1992, atendendo as necessidades de otimizar princípios e metas da Declaração de Innocenti (Florença, agosto de 1990). Desde 1992, a SMAM é comemorada no mundo, representando um esforço a mais para a promoção, proteção e apoio.